TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionamento Da área De Recursos Humanos Em Uma Organização

Ensaios: Funcionamento Da área De Recursos Humanos Em Uma Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 8

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Funcionamento da área de Recursos Humanos em Uma organização

Brasília-DF

2013

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Funcionamento da área de Recursos Humanos em Uma organização

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina Administração de Recursos Humanos, do curso de Administração da Faculdade Fortium, como requisito parcial de aprovação para o primeiro semestre de 2013.

Brasília-DF

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

2. CONCEITOS DE GESTÃO DE PESSOAS OU RECURSOS HUMANOS....05\06

3. PESQUISA DE RECONHECIMENTO...................................................................07

4. FUNCIONAMENTO DA ÁREA DE RECUROS HUMANOS............................08

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................09

6. REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Nas empresas familiares a forma de administração de pessoas tem características muito próprias em virtude de sentimentos que envolvem, não somente os membros da família, mas também todo aquele que se enquadram neste ambiente.

Muitas vezes a proximidade do funcionário com o fundador ou gestor da empresa pode desaguar em relacionamento paternalista e quase sempre, sem o profissionalismo necessário para a condução das atividades organizacionais.Isso sem falar nas relações entre parentes dentro da organização.

Assim, toda a forma de gestão de pessoas deve ser pensada e direcionada de maneira estratégica, para que não haja degeneração das relações e consequentemente dos negócios.

2. CONCEITOS DE GESTÃO DE PESSOAS OU RECURSOS HUMANOS

O Recurso Humano é uma área muito sensível à mentalidade que predominam nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

A administração de recursos humanos é um conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamentos, recompensas e avaliação de desempenho.

Cada administrador, seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor, desempenha as quatro funções das administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar. A ARH procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através de pessoas que formam sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos.

A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas, tais como:

• Análise e descrição de cargos e modelagem do trabalho.

• Recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados.

• Orientação e integração de novos funcionários

• Administração de cargos e salários.

• Incentivos salariais e benefícios sociais.

• Avaliação de desempenho das pessoas.

• Comunicação aos funcionários.

• Treinamentos e desenvolvimentos das pessoas.

• Desenvolvimento organizacional.

• Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.

• Relações com empregados e relações sindicais.

Essas políticas e praticas segundo CHIAVENATO, podem ser resumidas em seis processos básicos.

PROCESSOS DE AGREGAR PESSOAS - São os processos utilizados para incluir novas pessoas em empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimentos de pessoas.

PROCESSOS DE APLICAR PESSOAS – São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargo, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

PROCESSOS DE RECOMPENSAR PESSOAS – São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios e serviços sociais.

PROCESSOS DE DESEMPENHAR PESSOAS – São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.

PROCESSOS DE MANTER PESSOAS – São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

PROCESSOS DE MONITORAR PESSOAS – são os processos utilizados para acompanhar e contralar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com