TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionamento Do Alto Forno

Trabalho Escolar: Funcionamento Do Alto Forno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 2

Funcionamento do Alto Forno

1.VENTANEIRAS

2.zona de fusão

3. ZONA DE REDUÇÃO dos óxidos de ferro

4.ZONA DE REDUÇÃO dos óxidos de ferro

5.GOELA

6. alimentação de CARGA METÁLICA(minerio de ferro,pelotas, sinter), FUNDENTES (calcário,quartzo e dolomita), e COMBUSTÍVEL REDUTOR (coque siderúrgico ou carvão vegetal)

7. escapamento de gases

8. camadas de carga metálica e combustível(coque ou carvão vegetal)

9. Não é mais utilizado um canal específico para remoçao de escória. Atualmente a escória que é mais leve que o ferro gusa, é removida junto com este pelo FURO DE VAZAMENTO e separada por um sifão no CANAL DE CORRIDA que fica na ÁREA DE VAZAMENTO fora do forno. Altos fornos de grande porte que obrigatóriamente usam COQUE como combustível, utilizam duas ou três áreas de corrida

10.CANAL PRINCIPAL para vazamento de FERRO GUSA e ESCÓRIA

11. Chaminé para escoamento dos gases liberados

O ALTO FORNO é um reator metalurgico de contra corrente, com a carga descendo e os gases (CO e CO2)subindo oriundos da queima do combustível nas VENTANEIRAS que sopram AR aquecido a 1000 ° centígrados ou mais.

O ALTO FORNO é tecnicamente dividido em REGIÕES OU ZONAS. Na região das VENTANEIRAS o OXIGÊNIO (O2)que corresponde a 21% do AR QUENTE que é soprado no interior da ZONA DE COMBUSTÃO, queima o CARBONO do coque ou carvão vegetal, gerando CO2. Este gás CO2 reagirá com mais CARBONO enquanto a temperatura for superior a 900 ° centígrados na chamada ZONA DE RESERVA TÉRMICA gerando CO (monóxido de carbono) Essa reação que é uma das mais importantes do ALTO FORNO é chamada de REGENERAÇÃO DO CO2 pode ser assim representada: CO2 + C = 2CO Esse CO é um GÁS REDUTOR capaz de reagir com o OXIGÊNIO dos óxidos de ferro presentes, gerando CO2 (dióxido de carbono) e liberando o Ferro que é depositado no CADINHO na forma líquida e é chamado de FERRO GUSA.

A ESCÓRIA,que é oriunda das chamadas IMPUREZAS que estão presentes na carga, tais como os óxidos de Silício (SiO2), óxido de Alumínio (Al2O3), óxido de cálcio (Cao)e óxido de magnésio (MgO), são derretidas na região inferior do ALTO FORNO (RAMPA) devido a altas temperaturas reinantes, e quimicamente combinadas em quantidades dosadas através das correções feitas com os FUNDENTES. Isso confere à ESCÓRIA a necessária FLUIDEZ para permitir seu escoamento para fora do CADINHO do ALTO FORNO. É importante ressaltar que no CADINHO do ALTO FORNO, GUSA e ESCÓRIA ocupam os VAZIOS deixados pelo COQUE ou CARVÃO VEGETAL.A ESCÓRIA por ser mais leve fica por cima do GUSA que é mais denso.

As reações de REDUÇÃO DOS OXIDOS DE FERRO podem ser resumidas assim:

Fe2O3 + 3 CO → 2 Fe + 3CO2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com