TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcoes Da Administracao

Monografias: Funcoes Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Para se administrar empresas, em uma era de constantes mudanças mercadológicas, é necessário que a mesma tenha bem definido seus objetivos organizacionais e saiba utilizar seus recursos de maneira eficiente para que seus resultados sejam alcançados de maneira eficaz.

Para que as empresas possam se desenvolver competitivamente perante seus concorrentes, é fundamental que seus gestores utilizem os processos administrativos de planejar, organizar, dirigir e controlar de forma continua e de acordo com as necessidades da organização.

Para tanto, abordamos abaixo a importância de cada um deles, não esquecendo de que apesar de apresentarem funções distintas, eles estão interligados e devem atuar de forma conjunta para que a empresa possa estar em busca de melhores resultados.

Desenvolvimento

Damos inicio, com a importância do planejamento nas organizações.

O papel do planejamento é fundamental nas empresas, pois ele define os objetivos e estratégias das organizações, tendo influência direta no futuro da instituição a curto, médio e longo prazo, norteando os gestores à tomada de decisões para que as metas traçadas sejam alcançadas.

Ele determina quais os produtos e serviços que a empresa pretende oferecer e os mercados e clientes que quer atingir.

Além de tudo o planejamento é essencial para que a empresa possa prever e efetuar as mudanças de acordo com o mercado em que atua daí, a necessidade do constante planejamento.

O Planejamento Estratégico é uma abordagem de projeção do futuro, são necessárias medidas de resultado, ou indicadores críticos, que ajudem a medir a eficácia das estratégias de ação. Contudo, não podemos nos iludir, pensando que teremos um conjunto realista de metas e que estaremos trabalhando para atingi-las. Ao contrário, estaremos desenvolvendo estratégias de ação para explorar o que está acontecendo no ambiente e usando os indicadores críticos para, então, decidir o que fazer, é preciso tanto planejar como proteger a empresa para o futuro.

Com isso, Maximiano, define como quatro as principais etapas do planejamento estratégico que são: Diagnóstico, Análise do ambiente, Análise Interna e elaboração do plano estratégico.

Sabemos também que o planejamento está dividido em três níveis dentro das organizações, são eles:

Planejamento Estratégico: Fixa a natureza da organização: missão, estratégias e objetivos.

Planejamento Tático: Serve para gerenciar os recursos visando atingir os planos

Estratégicos.

Planejamento Operacional: Objetiva aperfeiçoar as operações, elaboração de procedimentos, visando à realização dos planos estratégicos e táticos.

Com relação à estrutura organizacional, podemos dizer que a organização está relacionada com os sistemas de identificação das tarefas, organização das funções e responsabilidades, e de informações e recursos visando ao alcance dos objetivos.

Ela está estruturada por três diferentes níveis, que são:

Institucional - desenho organizacional podendo ser genérico ou sintético, aborda a organização como um todo.

Intermediário - desenho departamental sendo menos genérico e mais detalhado, aborda cada unidade organizacional separadamente.

Operacional - desenho de cargos e tarefas, detalhado e analítico, aborda cada operação separadamente.

Apesar dos diversos modelos de Estruturas Organizacionais, não existe um modelo de estrutura organizacional a ser seguido o que deve ser percebido é o qual se adequa mais a atividades e estratégias da organização.

Segundo James A. F. Stoner e R. Edward Freeman, Administração, 5ª edição,...” A estrutura funcional reúne num departamento todas as pessoas envolvidas em uma atividade ou em várias atividades relacionadas. Por exemplo, numa organização dividida por função pode ter departamentos separados de fabricação, marketing e vendas. Um gerente de vendas nessa organização seria responsável pelas vendas de todos os produtos fabricados pela empresa...”

De acordo com o grau de amplitude de controle, as estruturas organizacionais podem assumir as seguintes formas:

Organizações Altas – Amplitude de controle mais estreita, isso quer dizer que os administradores têm mais contato com os subordinados, por existirem muitos degraus na escala hierárquica, as oportunidades de crescimento são maiores, em contrapartida as decisões são mais demoradas tornando assim a comunicação lenta e imprecisa.

Organizações achatadas – A base encontra-se mais próxima ao topo, comunicação rápida e pouco distorcida tendo mais agilidade na tomada de decisão, com isso a oportunidade de crescimento vem ser menor pela pouca existência de níveis hierárquicos.

Outra característica da estrutura Organizacional – destaca Chiavenato - é o seu grau de centralização ou descentralização.

Na centralização, os custos são racionalizados, a tomada de decisão está concentrada no topo, já na descentralização a tomada de decisão é mais ágil já que a autoridade é delegada a todos os níveis de gestão e à organização toda. A descentralização estimula a criatividade e independência de quem se encontra nos níveis hierárquicos de base.

Nas organizações atuais, o papel da liderança é de grande importância para as empresas, pois é o líder quem agrega as pessoas que trabalham na empresa, de forma que juntas possam atingir um bom nível de desempenho e produtividade.

Para ser um bom líder, o mesmo tem que ter bem claro e definido a missão da organização, só assim ele conseguirá influenciar de forma positiva sua equipe a fim de alcançar as metas e os objetivos propostos pela empresa.

Nesse sentido, as lideranças devem buscar estrategicamente desenvolver equipes de alto desempenho que sejam capazes de assumir tarefas e ter competência para realizá-las.

Destacamos a seguir, três tipos de liderança, são elas:

Liderança Autocrática - É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.

Liderança Democrática - O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com