TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração E Suas Funções

Exames: A Administração E Suas Funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

Na sociedade contemporânea, esta qual estamos inseridos, percebemos a necessidade de se utilizar as funções administrativas no gerenciamento de empresas.Os textos que serviram de norte para a realização deste trabalho nos deixa explicito de como as ferramentas administrativas auxiliam no bom andamento, na otimização de resultados e maximização de lucros das empresas onde são empregados. Segundo Chiavenatto, as funções administrativas são quatro:

Planejamento: consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano.

No primeiro texto, verificamos que o empresário planejou o que seria fabricado, o investimento necessário para que houvesse o retorno esperado e qual a política de atendimemento ao cliente que adotariam. No segundo texto, o conceito de planejamento está ainda mais explicito, pois o empresário para conseguir crédito junto as Instituições Financeiras, fez um estudo da viabilidade do negócio e dos riscosde mercado.

Organização: Refere-se a alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidosde fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer estes recursos para dentro da estrutura.

Este conceito é verificado com maior ênfase no segundo texto, já que o capital investido na empresa era 100% de terceiros.

Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

O primeiro texto relata o controle de qualidade no atendimento ao cliente e nas inovações de materiais para o mercado.

Direção: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas.

Pode ser observado nos dois textos, quando os empresários buscam incentivar tanto clientes quanto investidores para que exista a possibilidade de maximização de receitas.

Considerando o atual cenário econômico brasileiro, podemos afirmar que, ao menos três variáveis macroeconômica, sofreram modificações com a implantação dessas duas empresas: A primeira variável seria a inflação, a segunda desemprego e a terceira salário.

Falando de inflação, é sabido que quando há um aumento na oferta de produtos e serviços e um esfriamento no mercado financeiro, isso acarreta a diminuição da inflação, e se o índice da inflação é menor que o esperado há também uma diminuição da taxa Selic. Diminuindo a Taxa Selic, diminue-se também o valor dos juros cobrado pelas instituições financeira, e mais barato fica o crédito disponibilizados pelo banco ao consumidor, já que existe uma concentração maior de dinheiro. Foi isso que percebemos no texto 2, que o empresário conseguiu o financiamento do dinheiro necessáŕio para a abertura de sua empresa, já que a Instituição Financeira lhe ofereceu condições vantajosas.

Com relação ao desemprego, podemos afirmar que quanto mais a abertura de empresas, maior a necessidade de contratação de mão-de-obra para que as mesmas consigam desenvolver o seu objeto social. No texto 1, ficou claro que para a empresa conseguir faturar a quantia de R$ 300.000,00 mensais fez-se necessário o investimento em maquinário e contratação de funcionários. Quando existe a diminuição da taxa de desemprego no país, existe maior número de dinheiro circulando no mercado e assim a economia se fortalece.

E por ultimo então, os salários que garantem o sustento da família, modificam a economia fazendo-a crescer por motivo de maior circulação de dinheiro.

No que se diz respeito ao controle Contábil do patrimônio, ele é de suma importância para qualquer empresa, afinal, a elaboração de controles serve para minimizar o risco de abuso de poder, erro, fraude e ineficiência.

Falando ainda de controle, ele é importante pois nos permite gerenciar a empresa de modo mais seguro e confiável, já que os dados são monitorados continuamente e de forma mais rápida, sendo integrada em um sistema de controle e monitorar e conduzir indicadores à redução dos custos da empresa, pois são feitos levantamentos ensais em forma de relatórios, os quais demonstram os custos por setores ou cadeias de produção, ajudando na montagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com