TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Trabalho Universitário: TRABALHO DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  5.969 Palavras (24 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 24

POLO: Santa Cruz/RJ

CURSO: Serviço Social

DISCIPLINA: Fundamentos Históricos Metodológicos do Serviço Social III

TRABALHO DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Professora: Ma. Elaine Cristina Vaz

Aluno: Anderson Pereira de Santana RA: 400672

Aluna: Julia Azevedo dos Santos RA: 352162

Aluno: Maurício Francisco Ribeiro RA: 363973

Aluna: Renata de Sousa RA: 349716

Aluna: Sônia Regina Otaviano Valença RA: 365016

Rio de Janeiro, novembro de 2013

Resumo:

Objetivamos através desse artigo ampliar a visão teórica sobre o Serviço Social, através de uma análise reflexiva da profissão na atualidade, procurando compreender as tendências atuais do mercado, as condições de trabalho, e os desafios encontrados no exercício da profissão, mostrar através de uma breve pesquisa a quantidade de profissionais atuantes inscrito no Cress na região sudeste.

Palavras Chaves: Serviço Social, assistente social, Campo de trabalho

Abstract:

We aim through this article to expand the theoretical view of Social Service, through a reflective analysis of the profession today, seeking to understand the current market trends, working conditions, and the challenges faced in the profession, show through a brief research the amount of working professionals enrolled in Cress in the Southeast.

Key Words: Social Services, Social Worker, Field Work

Introdução:

Este artigo tem por finalidade alguns objetivos que permitirão que se amplie e se estruture a visão teórica sobre o Serviço Social. Buscaremos analisar de modo crítico e reflexivo a importância do Serviço Social na atualidade e quais são as suas áreas de tendências no atual mercado de trabalho brasileiro; quais os desafios encontrados no exercício da profissão, a dinâmica do mercado de trabalho na atualidade e quais atuações o profissional de Serviço Social deve ter; após a compreensão do significado de filantropia e assistencialismo, buscaremos identificar as suas relações com o Serviço Social; buscaremos compreender as condições de trabalho do Assistente Social no setor público, privado e terceiro setor; procuraremos mostrar através de uma breve pesquisa a quantidade de profissionais atuantes na região sudeste do Brasil e quais áreas eles estão inseridos, finalmente buscaremos entender as demandas de trabalho atuais do profissional assistente social.

Buscaremos desenvolver e fundamentar esse artigo através de pesquisas de estudiosos da área do Serviço Social.

Fundamentos III

ETAPA 1

Para entender o Serviço Social na atualidade é necessário conhecer seu contexto histórico, sua origem, a forma como ele surgiu e em que tipo de demanda era chamado a atuar. Conforme afirma OMENA (2009) o Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear, da sua gênese a sua trajetória sócio histórico, possuem características complexas [...].

Entendemos que o Serviço Social surge nos anos 30 por influência da igreja católica, com práticas de ações de benemerências e de caridade, tendo o sistema capitalista como um dos principais eixos desencadeador das mazelas sociais que se intensificam após a segunda guerra mundial e com as lutas de classe que surgem e se expandem como resposta a manifestação das questões sociais. Nesse momento o assistente social é chamado a intervir junto à população no sentido de mediar os conflitos que iam surgindo devido às desigualdades sociais perante o desenvolvimento e crescimento do capitalismo.

Percebemos no contexto histórico do Serviço Social que ao longo dos anos a profissão vem avançando no sentido de mudar suas práticas no atendimento a população, saindo da alienação em que esteve preso por décadas e buscando espaços nos meios políticos na intenção de garantir a implementação das políticas públicas e promover o acesso das camadas carentes da população a essas políticas.

Percebemos que o Serviço Social avançou muito desde o seu surgimento nos anos 30, de uma categoria voltada para a filantropia e o assistencialismo, o que se percebe agora são profissionais capacitados, empenhados com implementação das políticas públicas e com uma postura ética no sentido que toda a população tenha acesso a essas políticas, independente de raça, credo, situação financeira, etnia, sexualidade ou qualquer outro tipo de descriminação. S

Segundo OMENA (2009)

Para entender todo o processo de renovação crítica do Serviço Social se faz necessário pontuarmos a denúncia do conservadorismo profissional, iniciada ainda na década de 1960 e desenvolvida nas décadas de 1970 à 1980, sob a influência do Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino Americano, contextualizando a conjuntura histórica da época no mundo e principalmente na América Latina (OMENA)

Podemos destacar o movimento de reconceituação do Serviço Social, que segundo OMENA (2009) foi um movimento que aconteceu nos países Latino Americano (Chile, Argentina, Peru e Uruguai).

Esse movimento gerou dois seminários importantes para o Serviço Social, segundo MARTINELLI (2009), sendo o primeiro o de Araxá (1967) que ficou conhecido como "I Seminário de Teorização do Serviço Social" e tinha por objetivo a reflexão do Serviço Social no Brasil.

O segundo encontro, que aconteceu em Teresópolis (1970) ficou conhecido como “II Seminário de Teorização do Serviço Social”. A temática desse encontro foi a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com