TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentacao Teorica

Monografias: Fundamentacao Teorica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Organização como entidade social.

Uma entidade social é uma organização voltada para atender determinadas necessidades ou modificar certas características da sociedade em que se encontra. Elas o faz através de seus serviços, da sua atuação.

Para atuar, prestar serviços e cumprir este papel, estas organizações necessitam tanto de pessoas (talentos, habilidades, motivação), como de recursos ( dinheiros, infra-estrutura, equipamentos, materiais). Dentro deste raciocínio, temos quatro dimensões - sociedade, serviços, pessoas e recursos.

Em toda entidade social existem os quatro elementos. Estes elementos têm que ser geridos para que ela possa manter-se continuamente cumprindo sua missão. Caso algum deles seja desconsiderado (por um determinado tempo, por exemplo), a entidade correrá o risco de estar sendo não efetiva.

A organização não existe se não interage com seus clientes, fornecedores, concorrentes e os elementos do ambiente externo.

Clientes- (podem ser pessoas ou organização), eles basicamente definem o sucesso da empresa, mas para isso devemos conhecer muito bem e compreender suas necessidades, para isso a organização precisa estar antenada com a segmentação de mercado, preço, qualidade de seus produtos.

Fornecedores - estão responsável pela matéria prima fornecida para organização para seu funcionamento, por isso devemos conhecer bem o fornecedor, pois isso lhe permitira uma vantagem sobre seus concorrentes, com entregas mais rápidas, e preços baixos.

Concorrentes - e uma organização que fornece o mesmo serviço que podem satisfazer mais os clientes com suas ofertas e serviços e por essa razão que a empresa deve conhecer seus concorrentes , quais são seus produtos, quem são seus fornecedores e so assim analisar uma estratégia para definir um vantagem sobre eles.

O ambiente das organizações é uma aliada poderosa no sucesso de uma organização, é necessário o seu total conhecimento. Por isso que na Matsu é de imensa importância que seu administrador conheça seu ambiente externo, para não ficar atrás dos seus concorrentes, saber administrar seus ambientes (ambiental, operacional, o ambiente contextual e o ambiente interno)

O ambiente interno que marca a singularidade organizacional, uma vez que era ela se refere ao ponto forte e fraco da organização como um todo, que pode estar localizado em varias partes como recursos humanos, tecnologia, operacional e marketing, envolvendo concorrentes, fornecedores e o cliente.

O ambiente contextual corresponde a um conjunto complexo de fatores externos.

Por isso na matsu a forma de controlar a empresa não muda o conceito principal que é planejar o grau de risco com fornecedor e funcionários, organizar nível de autonomia dos trabalhadores, delegar cada função e direção que e estilo de liderança apropriada e o controle que é o critério de desempenho utilizado.

A organização como um sistema

Um desenvolvimento significativo do estudo das organizações é a distinção entre sistemas fechados e sistemas abertos.

O ambiente aberto é um complexo de elementos em interação continuo com o ambiente.

A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com