TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentacao Teorica (contexto Mercadologico)

Artigo: Fundamentacao Teorica (contexto Mercadologico). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  385 Visualizações

Nas ultimas decadas o ambiente onde as empresas atuam vem sofrendo grandes mudancas: a globalizacao, o desenvolvimento das tecnologias de informacao, o crescimento dos meios de comunicacao em massa, legislacoes mais rigidas tem levado as organizacoes a buscar ferramentas que possilitem vantagem competitiva.

Uma delas muito conhecida é "A Análise S.W.O.T.", uma análise em que determina elementos essenciais para qualquer empreendimento: STRENGTHS (Forças), WEAKNESS(Fraquezas), OPPORTUNITIES (Oportunidades), THREATS (Ameaças). De acordo com a proposta da análise SWOT, é possível que o empreendedor visualize tais recursos através dessas análises, tornando possível seu entendimento sobre possíveis estratégias a serem adotadas.

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para obter informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do negócio. Uma ferramenta básica capaz de proporcionar um entendimento de mercado tão eficaz. Simples e ousada, ela possibilida não só a análise dessas quatro variáveis, mas o surgimento de diversas outras. Aplicada nas organizações atualmente mas existe há milhares de anos, encontrada nos textos de Sun Tzu: Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com