TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação básica Para Uma Boa Administração

Casos: Fundamentação básica Para Uma Boa Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 4

2 – DESENVOLVIMENTO 5

QUESTÕES PROPOSTAS 5

FUNDAMENTAÇÃO BÁSICA PARA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO 9

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

4 - REFERÊNCIAS 14

1 - INTRODUÇÃO

Diante das mudanças e incertezas que passamos por hoje, a administração tornou-se uma das áreas mais importantes da atividade humana e vem sendo considerada a chave para solucionar os problemas atuais. O que diferencia as organizações que tiveram sucesso daquelas que fracassaram? O sucesso e o fracasso das organizações estão diretamente relacionados á eficiência e eficácia da administração.

O futuro administrador, ciente dessa importância, deve compreender o significativo papel que desempenha para as organizações e para a sociedade e,por isso buscar desenvolver as habilidades necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais que foram apresentados no decorrer desse semestre.

O objetivo principal desse trabalho é realizar uma pesquisa empresarial a partir de uma entrevista realizada em campo, focando no setor de finanças e no setor administrativo em geral contemplando as teorias e métodos administrativos aprendidos no decorrer do semestre e respondendo as questões propostas para este trabalho.

2 – DESENVOLVIMENTO

QUESTÕES PROPOSTAS

Nome da Empresa: Mercearia do Luiz

Endereço: Av Dep. Renato Azeredo, 869. Bela Vista.

Curvelo – MG. CEP: 35790-000

Entrevistado: Luiz Carlos Tavares ( Um dos Propietários)

Entrevistador: Cyntia

1. A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentá-los ou mantê-los? Como decide isto?

Sim, e como; através de como está fluindo o mercado financeiro, preço dos produtos, matéria-prima, transporte, mão-de-obra, volume de vendas, demanda e até mesmo o preço tabelado ( preço dos concorrentes em produtos pradão).

2. A inflação interfere nos preços da empresa? Como?

É claro que sim, veja um exemplo básico a Um mês atrás um pacote de biscoito recheado aimoré era R$ 1,00 (Um Real) ; devido ao aumento da farinha de trigo ele subiu simultaneamente para R$ 1,20 (Um real e vinte centavos ). O mesmo acontece com a padaria na fabricação do pão-francês que vem subindo progressivamente.

3. Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, quais são os pontos considerados importantes? Por quê?

Consumo do produto, matéria-prima, mão-de-obra, impostos, dentre outros. Por que isso tudo influência no investimento que a empresa faz e no produto ou serviço que ela presta a população; devemos levar em conta também os preços de nossos concorrentes e a posição de nossos clientes.

4. Quais as formas e prazos de pagamento que a empresa utiliza para pagar seus fornecedores? A empresa faz comparativo de preços entre fornecedores na hora de comprar? Por quê?

Geralmente negociamos com nossos fornecedores formas de pagamentos em 30, 60, 90 dias, principalmente se for compras grandes gostamos de negociar no prazo, utilizamos mais cheques, trabalhamos a vista raramente. Pesquisamos muito os preços dos fornecedores antes das compras pois isso é importante para reduzir custos e saber qual negócio é mais viável na hora do transporte das mercadorias.

5. Existem concorrentes locais da empresa? Quais? Quais as estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes? Por quê?

Sim. Geralmente as estratégias de vendas são parecidas, promoções de algumas mercadorias, sorteio de prêmio para clientes assíduos, propaganda volante via rádio e outros veículos de divulgação como patrocínio de projetos; para que assim a empresa possa cativar e atrair o cliente para as compras

6. Para o(a) Sr.(a) qual é o significado de “Liderar”?

Os desafios atuais das organizações exigem diferenciar o líder do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Liderar para mim é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização

7. Em sua opinião, quais são as principais características de um bom líder?

Saber ouvir seus colaboradores; motivá-los; influenciá-los e tratá-los com devido respeito para que se sintam importantes dentro da empresa.

8. Na sua opinião, quais são os principais “defeitos” de um líder?

Não saber ouvir seus subordinados, agir por impulso ou pressão e não ter interesse em se informar com o que acontece no ambiente interno e externo da empresa.

9. Na sua opinião, qual a importância para uma empresa ter bons líderes?

A empresa que possui bons líderes tem uma capacidade de se desenvolver e trabalhar melhor suas atividades na busca dos objetivos e metas traçados, na integra o bom líder representa uma boa e estruturada equipe de trabalho.

10. Essa empresa se preocupa em formar novos líderes? Se sim, de que maneira ela faz isso?

Sim desde que haja necessidade, como somos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com