TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentoa Da EAD - Tarefa 3 - Teorias Da Aprendizagem

Dissertações: Fundamentoa Da EAD - Tarefa 3 - Teorias Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

Resumir as principais teorias de aprendizagem e sua aplicação (ou não) na Educação a Distância

Falando sobre as Teorias de aprendizagem existem variedades de correntes teóricas que discorrem sobre os tipos de aprendizagem que orientam o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Essas teorias são definições de como as pessoas aprendem e constroem conhecimentos, como se tem a compreensão e visão de mundo.

Empirismo – é todo conhecimento que vem a partir da experiência e dos sentidos. A sabedoria é adquirida de acordo com a percepção do mundo externo e a abstração da realidade.

John Locke, pensador empirista inglês, usa as seguintes palavras de Aristóteles (2006, pg.105) “nada vem à mente que não tenha passado pelos sentidos”, pois os dois pensadores falam sobre a importância dos sentidos para se obter o conhecimento verdadeiro.

É uma corrente filosófica que parte de uma perspectiva de sujeito absolutamente passivo, afirma que o ser humano é uma tabula rasa, que nada conhecem, são como uma folha em branco que vai recebendo as informações ao longo de sua vida. Nessa concepção, o professor é o transmissor do conhecimento e do saber e o aluno é um ser passivo, não aprende sozinho, necessita do professor, pois o ensino é pautado em processos de memorizações, repetições, cópias.

Apesar de o ensino estar evoluindo, ainda hoje encontramos esse tipo de teoria em várias escolas, porém na educação a distância não se aplica essa teoria, pois o aluno não pode ser passivo ele tem que ir em busca do conhecimento.

Inatismo – nessa concepção os seres já nascem com algum conhecimento, os conteúdos mentais não são adquiridos ou aprendidos, mas já nasce com ele, porém esse conhecimento está no seu estado latente e cabe ao professor estimular os alunos para que estes se desenvolvam e só assim seria capaz de produzir uma resposta, ou seja, o individuo melhora a sua aprendizagem conforme o seu desenvolvimento e seu amadurecimento biológico.

Behaviorismo – É uma modificação do comportamento provocada pelo agente que ensina, os estímulos devem ser usados adequadamente sobre o sujeito que aprende. O comportamento de uma pessoa não depende só do que ela faz, depende também do meio em que vive. Nessa teoria conclui-se que o sujeito não aprende apenas fica condicionado.

Construtivismo – Essa teoria é baseada nos estudos de Piaget e Vygotsky. O ser humano é um sujeito que já tem um conhecimento prévio e esse conhecimento é gerado através da interação do sujeito com o seu meio, e que esse conhecimento deve ser aproveitado no processo ensino-aprendizagem. Defende que o individuo está em constante construção do conhecimento.

Interacionismo – É a interação do homem com a sua cultura que a partir daí acontece as mudanças no seu desenvolvimento. É fundamental que o individuo insira-se no meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento, pois a aprendizagem se constrói através da interação com os outros indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com