TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Administração II

Ensaios: Fundamentos Da Administração II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

CRISTINO DOS SANTOS MACIEL

JOSÉ ROBERTO GALDINO DE BARROS

JULIANA

MAURICIO

MARCOS ANTONIO LINS PESSOA

UBIRAJARA

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II

MACEIÓ

2012

CRISTINO DOS SANTOS MACIEL

JOSÉ ROBERTO GALDINO DE BARROS

JULIANA

MAURICIO

MARCOS ANTONIO LINS PESSOA

UBIRAJARA

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelando em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teorias da Administração II.

Profs. Helenara Sampaio Figueredo; Regina Malassise e Vânia de Almeida Silva Machado.

MACEIÓ

2012

INTRODUÇÃO

As Teorias Administrativas servem como instrumentos de diagnóstico e de análise de problemas organizacionais. As organizações são formadas por situações complexas, muitas vezes paradoxais. Daí a importância de se observar e analisar as mesmas sob vários ângulos e referências, levando-se em consideração as diversas Teorias e Abordagens Administrativas existentes, para analisar os princípios mais adequados a serem seguidos.

Nesse contexto, o presente trabalho, no sentido de atender a atividade proposta pela disciplina Teorias da Administração II, abordará alguns aspectos dos principais fundamentos da Teoria da Administração, tomando por base um empreendimento fictico, ou seja, uma empresa no ramo da construção civil, pertencente a iniciativa privada, através da qual busca demonstrar um resumo dos conteudos adquiridos no decorrer do curso Bacharelado em dministrção da UNOPAR, envolvendo os prinipais conceitos de administração, tais como funções da administração, planejamento, organização, direção e controle.

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

Histórico da Empresa

A Constrular Materiais para Construção Ltda foi fundada em 1990 quando seus sócios tiveram a idéia de fundar uma loja onde tivesse variedade de produtos de materiais de construção.

A Constrular Materiais para Construção Ltda é composta de um conjunto de recursos físicos (instalações, equipamentos e materiais de construção em geral, pisos e revestimentos).

Hoje a possui, a empresa possui uma fabrica localizada no Tabuleiro do Martins, com área coberta de 10.000 m2, com quatro filiais nas principais cidades do Estado de Alagoas.

A Constrular Materiais para Construção Ltda tem amplos contratos de representação comercial, segurando a atualização de seus funcionários bem como, dos produtos que adquire.

A Constrular Materiais para Construção Ltda é a empresa líder na sua área, possuindo atualmente, em sua Matriz, 52 funcionários, distribuídos da seguinte forma:

Área Quantidade de Funcionários

Diretoria 02

Departamento Financeiro 08

Departamento Recursos Humanos 01

Gerência Comercial 01

Vendas 14

Pós-Vendas 26

O futuro de uma empresa está fundamentado na capacidade e habilidade dos seus gerentes, no tempo que eles dedicam ao negócio e na demanda do mercado (BIAGIO; BATOCCHIO, 2005).

Já Chiavenato e Sapiro (2003) explicam que as competências organizacionais fazem parte do conceito de competência essencial (core competence), apontando o sucesso de empresas entrantes no mercado norte-americano, nos anos 80, como, por exemplo, a Honda nos mercados automobilísticos.

Portanto, a competência essencial é a maneira completamente nova com que a empresa cria vantagens competitivas: primeiro projetando novos mercados para seus produtos e serviços e depois desenvolvendo as habilidades únicas para prover os mercados recém-criados e que seriam suas competências essenciais. As competências dos responsáveis pela Constrular Materiais para Construção Ltda são mais que comprovadas, dado o tempo de permanência da empresa no mercado.

Visão Empresarial

Missão

A missão é o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e definem o negócio, delimitando o seu ambiente de atuação (CHIAVENATO e SAPIRO, 2003),.

Já Oliveira (2007) coloca que a missão é a razão de ser da empresa, pois é nesse ponto que procura-se determinar qual é realmente o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro.

A missão da Constrular Materiais para Construção Ltda é atender todos os clientes com o máximo de transparência possível para que todos os caminhos que destinam a venda sejam acompanhados de forma fácil. O cliente satisfeito gera novas oportunidades e mantém a empresa sempre com boa reputação.

Visão

Para Chiavenato e Sapiro (2003), a visão de negócios mostra uma imagem da organização no momento da realização de seus propósitos no futuro. Trata-se não de predizer o futuro, mas sim de assegurá-lo no presente. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com