TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação Inclusiva - 8ª Semana

Artigos Científicos: Fundamentos Da Educação Inclusiva - 8ª Semana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS DA EDUCACAO INCLUSIVA

Descrição da atividade:

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo.

Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases:

Negligência /Exclusão

Nessa fase a sociedade não aceitava qualquer pessoa ‘imperfeita’, o corpo e a beleza eram extremamente valorizados para as civilizações greco-romanas. Assim sendo as pessoas que não correspondiam ao padrão de beleza e de corpo sadio, ou seja, que possuíssem algum tipo de deficiência, seja física ou mental, eram abandonadas, excluídas ou mesmo banidas, pois eram consideradas sub-humanas.

Na idade média, os portadores de deficiência já eram considerados seres com almas, porém ainda eram excluídos da sociedade e até mesmo mortos, pois tinham a deficiência como algo sobrenatural e até mesmo demoníaco, pois faltavam a razão e a perfeição. Nesse período muitos foram vítimas da inquisição, embora alguns tenham sido acolhidos por instituições de caridade afim de salvar suas almas.

Institucionalização

Com o avanço da Ciência, a deficiência passou a ser considerada uma doença,

porém era considerada contagiosa e portanto um risco a sociedade.

Assim sendo essas pessoas continuavam a ser excluídas, mas dessa vez dentro de hospitais psiquiátricos/ manicômios e em algumas instituições de caridade, nas quais tinha se o intuito de salvar a alma do deficiente e da pessoa que o ajuda.

Nessa época a explicação do sobrenatural é substituída pela explicação científica que classifica a deficiência como uma doença, e tendo uma pessoa nascendo assim nada pode ser feito, por hora, para a cura.

Com o tempo a sociedade cientifica começa a se interessar pela ‘doença’ do deficiente mental, e percebe que é preciso de um estudo de várias áreas para entender essa ‘doença’, e acima de tudo percebe a necessidade dessas pessoas serem inseridas na sociedade.

Criação de serviços educacionais / Integração

Surgiram às primeiras iniciativas oficias e particulares no atendimento as pessoas com necessidades educacionais especiais, tudo isso foi possível quando a deficiência deixou de ser vista como doença e passou a ser aceita como um estado ou condição.

Somente após as duas guerras mundiais que houve a proliferação das escolas especiais, pois devido à guerra muitas pessoas ficaram debilitadas e foram mutiladas, com isso as escolas estavam atendendo a uma necessidade social, e isso fez com que diminuísse a diferença entre as pessoas com e sem deficiência.

Paris foi a cidade onde ocorreram as primeiras instituições fundadas a respeito da educação especial: uma escola para surdo-mudo (1770) e uma escola para cegos (1784).

No Brasil destaca-se a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) fundada em 1957.

No Brasil uma forte conquista foi em 1973 com o Decreto 72.425 que criou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com