TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teóricos - Metodológicos Do Serviço Social II

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Históricos E Teóricos - Metodológicos Do Serviço Social II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodológicos do Serviço Social II

Este trabalho é resultado das discussões do “Grupo de Estudos em Fundamentos Histórico e teórico metodológico do serviço social II”.

As transformações conjunturais constituem terreno privilegiado para modificações nas profissões. No momento em que o movimento dialético da sociedade vai se realizando, em todos os seus sentidos, as profissões tem que responder a essas determinadas mudanças de forma a se tornar adequadas as novas configurações da sociedade dinâmica. Isso não é diferente no Serviço Social.

O Serviço Social vem apresentando ao longo de sua história várias configurações no plano teórico, metodológico, ético, político, instrumental entre outros. Isso se inscreve devido à particularidade da profissão de intervir eminentemente com as manifestações da “questão social”, que por sua vez, vão apresentando novas manifestações conforme as diferentes formas que a produção capitalista vai assumindo diante de suas crises.

Neste sentido, a formação profissional, como um meio de reprodução de um modelo de profissional, também vai se redefinindo conforme as modificações da sociedade. Assim, este trabalho se propõe a trazer ao debate, como a dinâmica contraditória da sociedade pode implicar em modificações teóricas, metodológicas, ético-políticas e prático operativas para a profissão do assistente social, especialmenteno plano da Formação Profissional.

Em nossa vivência acadêmica, aprendemos que um bom estudo acerca de determinado fato, deve emergir da contextualização histórica, política, econômica, conjuntural e social para melhor compreensão do mesmo.

PESQUISA SOCIAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES DE ACORDO COM AS DEMANDAS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL.

A pesquisa social é um ponto de destaque na compreensão desse texto, ela e apontada como algo criativo e interpretativo. E nas pesquisas que utilizaremos diferentes instrumentos para chegar a uma resposta mais precisa sobre determinada assunto. O instrumento ideal deve ser estipulado pelo pesquisador para si atingir os resultados ideais de sua pesquisa. Por isso o que mais bem sustenta a pesquisa social, é o desejo crescente de conhecer a sociedade melhor, tanto em suas faces quantitativas como em suas faces qualitativas. Assim podemos compreender que a pesquisa social trabalha com pessoas, com atores sociais, com grupos específicos, construindo teoricamente enquanto componentes de um objeto de estudo.

O planejamento e desenvolvimento de investigação da realidade social requer que o pesquisador se integre ao debate sobre as formas de conhecer, colocando em discussão o principio positivista de naturalidade e da objetividade do pesquisado rem relação aos seus projetos. Na pratica, na concepção e desenvolvimento de uma pesquisa social, as fases se interpenetram e podem ser reelaboradas e modificadas a medida quem que novas descobertas ou circunstancias exigem do pesquisador social.

A pesquisa profissional também ganha destaque nacompreensão do texto lido, ela vem refletindo sobre fluxo da sociologia nas áreas das ciências sócias, podendo tornar-se profissionais de pesquisar social, ou seja, a sociologia é um fator essencial na via de um bom pesquisador social. A pesquisa social deveria fazer confluir pelo menos três horizontes para que sua formação seja exemplar, primeiro o estudo das teorias sociais e seus métodos, segundo o estudo da informática, terceiro o estudo da estatística.

O estudo da informática é um dos horizontes mais importantes da pesquisa social, ela deve ser sua parceira de todos os momentos para que si tenha uma boa formação, pois ela só tem a ganha quando for informatizada, seja como repertório de dados, influencias processamentos, discussões, tratamentos estatísticos digitalizados quantitativos ou qualitativos.

Qualquer profissional de quaisquer áreas terá que saber lhe dar com esses avanços dos meios de comunicação inclusive o pesquisador social. O pesquisador social tem que correr atrás de duas coisas pelo menos pra si der mais conhecimentos em sua área, saber lhe dar com informática e suas ferramentas, e estudar suas transformações com o passar do tempo, pois as sociedades vivem em plena mudança. O conhecimento importante é aquele que contribui pra mudar, assim deverá ser o pesquisador social. Ou seja, o papel do pesquisador deve ser o de querer transmitir seus conhecimentos para uma ampla maioria sem acesso aos benefícios da ciência.

Em virtude destas características e do rápido desenvolvimento que tiveram, as ciências passaram a ocupar uma posição importante e, em certas épocas e circunstâncias, por vezes central na construção da sociedade e na evolução da cultura e do pensamento. A metodologia é parte integrante de qualquer pesquisa científica e pode ser entendida como um conjunto de técnicas que permitem apreender vários aspectos dos objetos que desejamos investigar.

A sociologia e a história, por exemplo, desenvolveram uma série de metodologias de pesquisa cujo objetivo é investigar a realidade social. A entrevista tem importância fundamental e pode ser considerada uma das mais importantes técnicas de pesquisa social.Os métodos de pesquisa dos factos sociais veem assumindo, progressivamente, uma relevância maior na avaliação da validade das informações recolhidas em diversos campos da ação humana; a interpretação e apreciação da veracidade requerem conhecimentos aprofundados em métodos de pesquisa social, o que constitui um progresso da ciência sociológica. É na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador social para se atingir os resultados ideais.

Na década de 60, os assistentes sociais organizaram vários encontros – nacionais e regionais – para por em pauta assuntos de grande interesse para a categoria. Em 1961, no Rio de Janeiro ocorreu o II Congresso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com