TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Processos De Marketing

Artigos Científicos: Fundamentos E Processos De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNA:DEROTI DE SOUZA

MATRICULA:235308

Trabalho de Conclusão de Disciplina : Marketing – Fundamentos e Processos

FUNDAMENTOS BASICOS

Marketing – uma caixa de ferramentas.

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006)

Presente praticamente em toda atividade comercial existente o Marketing não envolve apenas a propaganda,venda e administração de produtos “brutos”, mas tambem promove serviços,eventos,ideias, pessoas,lugares,organizazações e informações. O marketing é uma ferramenta fundamental que abre as portas para um universo de possibilidades mercadologicas onde tudo se é possivel promover, com um estudo bem direcionado sobre o mercado em que se escolheu atuar é possivel identificar quais as necesidades do publico alvo e assim fica muito mais facil, pratico e confiavél para se produzir o produto; os estudos vão desde a forma fisica do produto ou disposição do serviço a ser oferecido, até pontos de venda e forma de propaganda, tudo em em função das necessidades que o mercado apresentou durante os estudos.

Para executar tais tarefas o marketing apresenta as ferramentas inteligentes ou os ja conhecidos procedimentos de execução que versatilizam e fazem com que o marketing abranja tantos tipos diferentes de mercados e produtos. Conhecido como marketing-mix, foi desenvolvido por Jerome McCarthy, é composto por 4 pês - Produto, Preço, Praça e Promoção - .

1º P – Produto: Obra fabricada com características básicas e especificas – forma, cor, aroma, marca, tamanho (características físicas do produto) - que devem atender e satisfazer às necessidades do publico alvo. Podendo ser bens matérias ou não – ex: serviços prestados.

2º P – Preço: Além do custo do produto, esta ferramenta também apresenta as condições de pagamento do consumidor: cartões, cheques, parcelamento, financiamento, promoções, descontos e concessões. A ferramenta de preço deve considerar os fatores do mercado para que o produto alcance um preço “digno” de sua fabricação, não abaixo da média para que se seja desvalorizado e não elevado o suficiente para que se torne um produto de “alto luxo”.

3º P – Praça: Preocupa-se com a distribuição e refere-se aos canais através dos quais o produto chega ao cliente, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o responsável por essa área deve saber exatamente que canais de distribuição utilizará, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta logisticamente. Para o cliente a sua distribuição deve ir ao encontro das necessidades e maior conveniencia do mesmo.

4º P – Promoção : ou seja, promover o produto em questão. Envolve-se nesta ferramenta: veiculação de programas,propagandas,relações publicas, formas de vendas e esposição do produto em sua melhor perfomance.

Os 4 pês são a base de produção , após aplicação deste ainda existem outros processos como os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com