TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Marketing

Dissertações: Fundamentos De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Vivemos em um mercado global. Enquanto lê este texto, você pode estar sentado em uma cadeira importada da Alemanha, em frente de uma mesa importada da Dinamarca. O computador em cima da mesa pode ter sido feito em Taiwan, ou quem sabe ser um Macintosh projetado nos Estados Unidos e fabricado na Irlanda. Os sapatos provavelmente são italianos, e o café pode ter vindo da áfrica. Você pode estar ouvindo um CD do Paul Simon (com a participação de músicos da áfrica do sul) no CD player do seu micro, graças a tecnologia desenvolvida conjuntamente por duas empresas, uma japonesa e uma holandesa.

Seu suéter pode ser a ultima moda da Benetton italiana. E ao olhar para o relógio, você e capaz de dizer onde ele foi fabricado.

Pode ter sido no Japão, em Hong Kong, em Cingapura, nas Filipinas ou na Suíça. Bem vindo ao novo século. A fantasia de marketing de ontem tornou-se realidade de hoje. O mercado global já existe. (WARREN, 1996, p. 1)

Fundamentos do Marketing

A definição da palavra marketing nos é dada por Marcos Cobra nos seguintes termos: "Marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar." (COBRA, 1986)

1 CONCEITO E FERRAMENTAS DE MARKETING

Segundo Kotler, "marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros." (KOTLER, 1985)

Na visão de Marcos Cobra "Marketing é uma força de sentir o mercado e buscar o desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam necessidades específicas." (COBRA, 1986, p. 24)

Muitas pessoas confundem marketing como uma expressão qualquer, relacionando-o exclusivamente com propaganda ou com venda. Na verdade, o marketing é mais do que propaganda ou venda simplesmente. O marketing, ao integrar forças para colocar o produto certo no local certo, é mais do que um exercício de negociação entre produtores e distribuidores. É, sobretudo uma filosofia de trabalho, em que todos na organização devem pensar e agir sob a proteção do marketing.

1.1 FERRAMENTAS DO MARKETING

1.1.1 O primeiro "P" – Produto: Qualidade, Apresentação e Marca

Buscando os meios e opções disponíveis que possam satisfazer ao seu desejo, aos quais podemos chamar de produtos, o homem atribui a cada uma deles um valor, na razão direta da possibilidade de suprir e atender com maior ou menor satisfação ao seu desejo.

"Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo." (KOTLER, 1985)

Qualquer que seja o planejamento ou a estratégia mercadológica implica antes estudarmos e conhecermos o produto. Todas as considerações sobre preços, vias de distribuição, propaganda, etc. decorrem do estudo do produto e da identificação e localização daqueles a quem pretendemos vender: o mercado.

O empresário, ao fazer o planejamento do que vai comercializar, leva em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com