TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Marketing

Trabalho Universitário: Fundamentos De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  9.553 Palavras (39 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 39

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Vamos estudar na disciplina de Marketing de Mercado conceitos básicos de mercado e do Comportamento do Consumidor. Serão 05 encontros. Nos 03 primeiros encontros falaremos sobre... (aqui continua igual, a partir de Processo de administração de marketing até Promoção.

Objetivo da Disciplina

Proporcionar uma "visão de Marketing" para que os profissionais possam selecionar diferentes estratégias,assim como diagnosticar necessidades do mercado, reconhecendo a importância das adequações produto/cliente e estratégia/mercado.

Conteúdo Programático:

Conceitos centrais de Marketing

• Definição de Marketing

• Marketing x Vendas

• Mix de Marketing

• Necessidades e desejos

• Publicidade x propaganda

Processo de administração de Marketing

• Filosofias de administração de marketing

• Mercado-alvo

• Segmentação de mercado

• Ambientes de Marketing

Marketing de Relacionamento

• O cliente sendo o porquê da empresa existir

• Diferenciais competitivos para a manutenção da carteira

• A importância do processo de fidelização de clientes

• Conceitos de CRM

Decisões do marketing de Varejo

• Conceitos e classificação de produto

• O ciclo de vida do produto

• Administração do varejo

• Preços e estratégias mercadológicas

• Estratégias de Promoção de vendas

• Merchandising e a Comunicação no Ponto de Venda

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulasde forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividadepor Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulasque estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação.Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação emFórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além doMaterial do Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.

Título: O que é Marketing?

Olá, sou o Prof. Marcos Marques. É um prazer muito grande estar com vocês nessa nova fase do ensino conectado da Unopar, que para aqueles que já achavam que funcionava bem – como é o meu caso – têm a certeza de que vai facilitar ainda mais o aprendizado de vocês.

Em nossa primeira aula, falamos, dentre outros assuntos, sobre as definições de Marketing e também sobre alguns conceitos, como desejos, necessidades, demanda e mercado e principalmente, sobre a definição de cada um dos 04 P’s: preço, produto, praça e promoção. Para o profissional de Marketing, é extremamente importante aprender e colocar em prática tudo o que aprender no curso. Porém, saber sobre os 04P’s, de bate-pronto, respondendo muito rapidamente, é básico. Assim, resolvi estender um pouco mais o assunto Promoção, e para me auxiliar, busquei ajuda nesta matéria do sitehttp://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/vendas/integra_bia?ident_unico=110. Vamos dar uma olhada?

Ferramentas de Promoção de Vendas

O empresário pode dispor de várias idéias para promover seus produtos. As mais usadas e eficazes são: amostra, aniversário da loja, brinde, cooperação com fornecedores, descontos e promoções, demonstrações, aproveitamento das estações do ano, entrega grátis, fidelização de clientes, oferecimento de algo grátis, garantia, “leve 3 e pague 2”, lançamentos, oferta do dia, orçamento grátis, atenção às oportunidades, ações sociais, vale brinde e volume.

O empresário pode dispor de várias idéias para promover seus produtos. As mais usadas e eficazes são:

Amostra

Consiste de uma miniatura ou pequena porção de um produto. Pode ser distribuída de porta em porta, anexada a outro produto ou em uma embalagem normal dele mesmo. Pode ser enviada pelo correio, encartada a um anúncio ou distribuída no varejo. A intenção da empresa é que, por meio da amostra, o consumidor tenha contato com o produto e o experimente. Com a amostra, a empresa pode fazer lançamento de produto, pesquisa de produto, banco de dados de clientes potenciais etc.

Aniversário da loja

Ofereça preços ou condições especiais por ocasião do aniversário da loja. Promova a semana, a quinzena ou o mês. Faça isso somente uma vez por ano.

Brinde

Pode ser qualquer objeto - lápis, caneta, boné, camiseta, agenda, régua, bloco de notas -, geralmente de pequeno valor, onde aparece estampado o nome da empresa ou a marca do produto que o está oferecendo.

Cooperação com fornecedores

Procure fazer acordo com os principais fornecedores para obter apoio em promoções cooperadas e vantagens adicionais para seus clientes.

Descontos e promoções

Consiste na redução de preços. Pode ser apresentado na forma de saldos, queimas, liquidações, artigos do dia, da semana, ofertas relâmpagos etc. Os descontos têm se demonstrado muito eficientes como promoção de vendas, mas é preciso que se tome cuidado. A promoção de descontos nunca deve ser muito extensa ou freqüente para que não venha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com