TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Marketing

Exames: Fundamentos De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 6

1 MARKETING DE MERCADO: FUNDAMENTOS DE MARKETING

Os componentes do mix são produto, preço, praça e promoção (comunicação). Destes quatro o que tem como função maior informar, persuadir ou lembrar é a promoção. Sendo que a promoção busca deixar sempre o cliente informado ou lembrado de seu produto ou serviço.

Merchandising é a técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda para possibilitar a informação e melhorar a visibilidade dos produtos vendidos. Esta tem o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos clientes. A empresa estudada no texto deveria investir mais em merchandising para desenvolver a marca, utilizando de propagandas em lojas, anúncios com artistas e promoção da marca em grandes eventos , buscando chamar atenção do público alvo, antes de partir para venda direta, primeiro seria necessário um maior investimento nestes aspectos .Para finalizar pode-se dizer que Merchandising é o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover os produtos e marcas no ponto de venda. É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade. A empresa estudada no texto deveria investir mais em merchandising para expandir a marca, utilizando de propagandas em lojas, anúncios e promoções, buscando chamar atenção dos consumidores, antes de partir para venda direta, primeiro seria necessário um investimento maior nestes pontos.

2 MARKETING DE MERCADO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Os consumidores são influenciados pelos estímulos físicos do ponto de venda, e, portanto a prática de criar uma boa atmosfera da loja é uma importante estratégia para envolver o consumidor .Uma boa iluminação interna, voltada para facilitar a visualização dos prontos, é um fator interessante para uma boa atmosfera,assim como a cor do ambiente ou música, por exemplo.Todos estes fatores devem estar de acordo com o estilo do produto vendido, para atrair a permanencia do cliente na loja, estimulando a concretização da venda. Um fator que ajudaria a superação da crise da empresa citada no texto estudado, seria o investimento em ponto de venda com uma boa atmosfera, vinculada as características do produto aberta para todos os clientes e não lojas exclusivas para representantes.

O vendedor tem de fazer a pergunta certa para identificar os desejos pessoais do comprador e os interesses da empresa. É preciso descobrir quem é a pessoa que influencia a decisão de compra. Juntar a tudo isso as habilidades pessoais do vendedor, a disciplina e o direcionamento certo, assim irá convencer seus clientes de que seu produto é melhor que o do concorrente.

Todo consumidor gosta de visualizar o produto que pretende comprar e perceber suas vantagens de benefícios, uma boa demonstração na loja, facilita e muito o processo de venda. Um produto é definido pela sua forma e pelas funções que ele executa. É necessário durante a demonstração executar suas principais funções,enfatizar suas facilidades e benefícios, demonstrando segurança ao cliente e valorizando seu produto.Neste ponto nota-se que as demonstrações feitas de porta em porta não estão atendendo suficientemente as necessidades dos clientes da Eudora.

A promoção de vendas é uma ferramenta importante para fidelizar e atrair novos consumidores, utiliza-se a promoção para incentivar a venda. Ela pode servir como um critério de escolha ao ponto de venda por parte dos consumidores.A empresa estudada em nenhum momento cita estar investindo em promoções.

Encantar seu cliente para o produto,é necessário na venda.E a embalagem desempenha um papel muito importante neste processo. Por isso, é importante que seja diferente da concorrência. O investidor deve analisar quais características do produto devem ser enfatizadas na embalagem, buscando chamar a atenção do consumidor. Na reportagem estudada, podemos notar que a Eudora não teve sucesso na logomarca escolhida, portanto um dos fatores responsáveis pelo pouco sucesso da empresa.

3 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

No momento que vivemos, as crises estão cada vez mais comuns para os pequenos investidores ,podemos dizer que o empresário de micro e pequenos negócios está muitas vezes em crise, pois os problemas que eles enfrentam são muitos. O colaborador, na maioria das vezes tenta demonstrar bom trabalho ao seu superior a fim de crescer dentro da empresa.

Um micro empresário enfrentou sucessivas crises financeiras e pessoais e conseguiu reerguer seu negócio. Sua empresa do ramo moveleiro tinha um bom volume de funcionários e uma ótima clientela, mas com o tempo, o negócio começou a desandar.Quando os filhos começaram a tomar o lugar do pai, os outros sócios da empresa não tinham aceitado a troca. Outro problema enfrentado foi o aumento e a burocracia na compra de matéria-prima. Para completar a situação, o empresário sofreu um acidente automobilístico.

Em meio à situação, encontraram uma saída. A ideia de trabalhar com móveis sob medida e mdf com objetivo de facilitar o acesso a matéria-prima e suprir necessidades de sua clientela. Com a ajuda dos familiares, o dono da empresa anunciou a criação na internet e a mercadoria passou a ser vendida para um maior numero de consumidores . O empresário estruturou a nova empresa em casa e as tarefas foram divididas entre a família. Como é comum a todo proprietário de micro e pequeno negócio, as crises continuaram. Porém, dessa vez, mais amenas e completamente administráveis. Aliás, aprender a gerenciar crises é o segredo do sucesso.

Acredito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com