TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Teorias Organizacional

Artigo: Fundamentos E Teorias Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  2.143 Visualizações

Página 1 de 11

Fundamentos e Teoria Organizacional

A disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional tem a finalidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender a influência e a importância dos administradores e os principais conceitos para gestão de uma organização. Por meio das teorias da administração será apresentada a evolução do mundo corporativo e as principais ferramentas utilizadas atualmente pelos gestores.

Objetivos:

• Apresentar os conceitos e os componentes básicos da administração para entendimento dos processos administrativos.

• Entender como a história influencia na história e evolução da gestão.

• Conhecer como os ambientes internos e externos interferem na gestão das organizações.

• Compreender as principais funções do gestor nas etapas de planejamento, controle, organização e liderança.

• Analisar as futuras tendências na gestão das pequenas e médias empresas.

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

• Conceitos de administração

• O papel e as funções do administrador

• Recursos da empresa

• Os níveis organizacionais e habilidades administrativas

• Organização e suas classificações

BASES HISTÓRICAS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

• Bases históricas da administração

• Abordagem clássica

• Abordagem humanística

• Abordagem organizacional

• Tendências de gestão

Ao final das unidades espera-se que você:

• Compreenda a importância da organização na sociedade, bem como, o administrador como gestor de recursos.

• Aplique os conhecimentos das teorias da administração na sua organização e analise as possibilidades de adaptações conforme o ramo de atuação.

• Desenvolva a percepção de dimensão da empresa e os principais termos utilizados na administração.

Para Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p. 384): “Administração é o processo de consecução de objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.”

Um autor muito conhecido na área de gestão é Idalberto Chiavenato (2004, p. 5) que define administração como: “É um complexo processo de tomar decisões a respeito de recursos e de objetivos a serem alcançados. A finalidade desse processo é buscar o alcance de objetivos por meio da utilização de recursos”.

Segundo Maximiano (2004, p. 15) o conceito refere-se a: “Ação! Administrar significa em primeiro lugar, ação... processo de tomar decisões norteados ou baseados em quatro conceitos básicos: planejar, organizar, dirigir e controlar [..

Podemos pensar de forma sucinta e dizer que administrar é saber lidar com pessoas, com informações e tomar decisão

A tomada de decisão pode e muitas vezes geram consequências para os envolvidos com a organização, pois há muitas informações a serem consideradas e analisadas. Portanto o conhecimento e experiência, bem como o constante estudo são fundamentais para o gestor.

Observando os conceitos de administração percebemos então que o papel do administrador é fazer a gestão das pessoas e dos recursos para alcançar os objetivos da organização. Por isso é fundamental, conhecer a organização para fazer a gestão. Os tipos de gestão podem ser os mais diversos, como: autoritário, participativo, democrático etc. Enfim, o gestor toma a decisão.

Chiavenato (2005, p. 5) apresenta bem o papel do administrador através do conceito apresentado abaixo: O administrador dá direção e rumo às organizações, proporciona liderança às pessoas e decide como os recursos organizacionais devem ser arranjados e aplicados para o alcance dos objetivos da organização. Essas atividades se aplicam não somente ao presidente ou aos altos executivos, mas também aos supervisores de primeira linha ou aos líderes de equipe. Em outras palavras, elas se aplicam ao administrador situado em qualquer nível da organização.

2.1 EFICÁCIA

Segundo Chiavenato (2005) eficácia é relaciona-se com os fins e propósitos da organização, ou seja, significa atingir objetivos e resultados.

Ser eficaz então é realizar as atividades em que foi proposto pelo gestor, com o melhor aproveitamento possível dos recursos, com foco em alcançar o resultado. Quanto menor o esforço para produzir um resultado, é claro, sem deixar de pensar na qualidade dos produtos e processos.

2.2 EFICIÊNCIA

Segundo Maximiano (2004, p. 115): “[...] eficiência é: realizar as atividades ou tarefas de maneira certa; e realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos”.

A eficiência é fazer de maneira correta, ou seja, da forma que foi determinada para alcançar a meta, o resultado é importante mas fazer de forma determina/estabelecida é mais importante.

Um exemplo simples de eficiência e eficácia é quando estamos doentes e o médico informa que devemos tomar o remédio a cada oito horas. Neste caso podemos ter várias situações:

1. Imaginem que você tomou o remédio a cada oito horas conforme combinado e o remédio fez efeito, ou seja, o curou. Neste caso, o remédio obteve resultado, ou seja, foi eficaz e também foi tomado corretamente, foi eficiente.

2. Outra situação é o remédio fazer efeito, porém você perdeu o horário ou para adiantar um compromisso tomou o remédio no horário incorreto. Esse é um caso em que há eficácia, porém não há eficiência;

3. O contrário pode acontecer também de você tomar o remédio no horário em que foi recomendado, porém ainda continua se sentindo mal. Nessa situação há eficiência, mas não eficácia.

4. E podemos ter a seguinte situação: você não conseguiu tomar o remédio no horário certo e também não melhorou da doença, sendo então nem eficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com