TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III - Danila Valentim Carlos

Por:   •  22/11/2013  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA SÃO PAULO

CAMPUS MARTE

SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

TUTORA: ANA MARIA SILVA FERREIRA

TUTOR: DANIEL O. LAPORTA

Fabiane Alves da Silva R.A: 4322813964

Marlene Sousa Santos R.A: 5312956820

Silene Ap. Luciano Verissimo R.A: 5732171534

SÃO PAULO

2013

ANÁLISE DO FILME

Direção do filme: José Padilha

Personagens: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Milhem Cortaz, Fernanda de Freitas, Fernanda Machado, Thelmo Fernandes e Maria Ribeiro. Ano de lançamento: 2007.

O filme Tropa de Elite descreve fatos ocorridos da Segurança Publica do Rio de Janeiro na década de 90. O personagem principal do filme é o Capitão Nascimento, vivido pelo ator Wagner Moura, policial honesto que quer deixar a Tropa de Elite e quer encontrar um substituto para poder ficar mais próximo da família. Nascimento é um policial dedicado integralmente a sua função e em virtude disso é extremamente estressado. Capitão Nascimento coordena o curso de formação do BOPE e entre os novos alunos estão Matias e Neto dois policiais militares, aspirantes, jovens, honestos e corajosos. O curso prepara soldados para Guerra é bem pesado e bastante rigoroso. O filme nos mostra a classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONGS nas favelas. Eles criticam a violência policial, mais realizam o consumo e o trafico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecem a violência que eles mesmos apontam e criticam.

O BOPE foi criado para intervir quando a policia convencional não consegue dar conta do seu serviço. Vimos também muita corrupções, violência, palavrões, vendas de armas, jogos de bicho, tráficos e famílias sendo alvo desse tipo de situação.

NAS DIFERENÇAS E IGUALDADES: LINHAS TÊNUES SEPARAM HOMENS E ANIMAIS

Existem varias discussões a respeito desse assunto, alguns descrevem que houve uma grande evolução diante dessas diferenças e semelhanças de um mundo animal e o homem.

A certeza é que uma teoria centenária sobre a evolução do homem e do reino animal vem sendo muito discutida porque todos sabem da maior diferença entre eles o homem um ser racional (pensante sobre seus atos) o animal não tem esse raciocino lógico, porém houve uma grande evolução das duas espécies.

Alguns estudiosos dividem opiniões sobre cultura e tradição, porque alguns afirmam que no meio animal existe sim cultura já que remete comportamentos e imitação que é transmitido no interior do grupo e que não surgiram por influencia humana e não são determinados por fatores ambientais ou genéticos.

Portanto a cultura de ambos os meios tem se modificado com o passar do tempo e a convivência tem se tornado cada vez mais próxima, tanto nos aspectos estrutural como fisiológico e psicológico. Pesquisas recentes mostram semelhanças marcantes em processos cognitivos e afetivos entre um e outro.

O maior sentimento que podemos cultivar entre essas duas espécies é o respeito e devemos aceitar a individualidade de cada um, mesmo vivendo em grupo cada um tem seu tempo de aprender e inovar a cada tempo que passa.

O que é cultura?

Há vários conceitos sobre esse tema que é bem discutido dentro de varias áreas das ciências sociais, ou seja, na filosofia, biologia, antropologia e outras, porque se trata de coletividade dentro de uma sociedade.

Cultura é todo um processo de conhecimento, crenças, a arte, a moral, lei, os costumes e todos outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro do meio em que vive.

Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme? Justifique sua resposta.

Foi um filme de grande repercussão e que atingiu a todas as camadas sociais em (Brasil 2007), ele foi representado pelo narrador e o principal personagem do filme, Capitão Nascimento que atuou com uma visão bem auto afirmativo e controverso de um policial de uma grande estrutura que é o BOPE, em meio a uma guerra urbana atual, com muita violência, trafico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com