TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historicos E Teoricos Metodologicos Do Serviço Social III

Por:   •  16/4/2014  •  5.280 Palavras (22 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANQUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

DOURADOS-MS

2012

Curso: Serviço Social

Semestre: Quarto semestre

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Atividade Pratica Supervisionada (ATPS)

DOURADOS-MS

2012

Introdução

O assistente social em suas varias áreas de atuação sendo útil na elaboração de projetos e auxiliando o poder publico a chegar cada vez mais perto da população, seja por meio de ONG´s, empresa privada ou serviço publico. O campo de trabalho do assistente social tem se expandido, e o crescimento e valorização do profissional é uma consequência.

O serviço social hoje desenvolve um papel importante na sociedade, garantindo, fiscalizando e informando os direitos do cidadão, apresentando projetos junto a administração para garantir os direitos básicos das pessoas de acordo com a necessidade de cada localidade.

O conhecimento em varias áreas diferente como a psicologia, pedagogia, historia, entre outros é de grande utilidade para o assistente social, pois desta forma se tem um entendimento amplo sobre varias formas de abordagem de acordo com cada questão que nos deparamos em nosso dia a dia.

Significado de Filantropia

O que é Filantropia:

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoa, e o termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, e etc. O termo filantropia foi criado por um imperador romano, no ano de 363, pois achava que filantropia era característica de uma de suas atividades, como sinônimo de caridade, com o objetivo de ajudar as pessoas. A filantropia acontece de diversas maneiras, através de donativos para ONGs (Organizações Não-Governamentais), comunidades pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente. O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing. Filantropia está mais relacionado com poder dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo ser praticadas em igrejas, hospitais e escolas.

Assistencialismo: É um acesso a um bem através de doação ou de serviço prestado individualmente. Está ligado ao voluntariado ação de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto as camadas mais pobres da comunidade, com objetivo de apoiar ou ajudar de forma pontual, oferecendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira necessidade, não transformando a realidade social.

Inicialmente o serviço social era feito como forma de ajudar e manipular as pessoas, e veio inspirado na filantropia, na época em que as pessoas migravam dos campos para as cidades em busca de prosperidade, mas não era o que encontravam, trabalhos muitos cansativos, poucas horas de descaso e um agravante, a manipulação do governo para com os cidadãos, então assim nascia o serviço social. Posteriormente o serviço social foi se moldando e se tornando uma profissão, que auxilia na busca dos direitos e deveres dos cidadãos, e também na fiscalização e cumprimento da lei, e sem a manipulação que inicialmente existia de forma a não fazer jogo de interesse, e sim fazer com que o cidadão conheça seus direitos.

Não confundindo, o serviço social com assistencialismo, o objetivo é ajudar, mas o assistente social ajuda de forma duradoura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com