TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos Da Educação

Dissertações: Fundamentos Sociologicos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 2

AULA TEMA 3

Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber

Max Weber descreve uma educação racional, onde os indivíduos são preparados para exercer as funções dentro da sociedade. A educação é um instrumento para estratificação social, ela forma o indivíduo, diz ele. Uma educação para a qual esse indivíduo vai seguir suas ações.

Weber vê a educação como uma ação social e aponta três caminhos para a educação: despertar o carisma é o caminho direcionado àqueles indivíduos que são considerados únicos na sociedade, poderão se tornar líderes através do desenvolvimento do pensamento. A pedagogia do cultivo forma culturalmente o indivíduo para que possa exercer sua função dentro da estrutura em que ele está inserido. E a pedagogia do treinamento prepara um especialista para cumprir determinada função dentro da estrutura hierarquizada e burocrática da sociedade capitalista.

A educação, constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, impede os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do conhecimento, presos a uma espécie de treinamento. Desse modo o papel que o professor desempenha é de um treinador.

É preciso que o professor adote uma postura de vendedor, ou seja, que o professor proporcione aos alunos, além do conteúdo, uma reflexão. E isto vem de encontro com o modo como este conteúdo é passado. O professor deve levar em conta o conhecimento de mundo de cada aluno, suas diferenças em termos de capacidade de aprendizado, deixando de lado essa hemogeneização, essa forma estabelecida com que se cobra a sociedade.

Conclusão

As teorias de Max Weber fazem parte do meu histórico escolar.

Na sala as carteiras sempre foram enfileiradas, uma atrás da outra... E o professor

na maioria das vezes, se comportava (e muitos ainda se comportam) como um ditador: “Isso pode, isso não pode”. O professor era o único que sabia tudo ali, e nós (alunos) éramos o que não sabíamos nada, mas que com alguma sorte aprenderíamos (ou melhor, decoraríamos).

Acredito que o construtivismo veio acabar com este paradigma da educação. Mas ainda é tudo muito novo, se fala muito, a teoria é um sonho, mas na prática as coisas continuam acontecendo como há décadas.

Mas o ensino está mudando pouco a pouco, os novos profissionais da área são bem dinâmicos e estão apostando no novo (que nem é tão novo assim).

Espero que o Construtivismo venha para ficar, que o professor saiba usar e que com isso a educação venha a mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com