TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundação Leão XIII E O Serviço Social

Exames: Fundação Leão XIII E O Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  7.035 Visualizações

Página 1 de 4

Fundação Leão XIII e o Serviço Social

Surge em 1946, oficializada por Decreto-Lei da presidência da República, a Fundação Leão XIII, como primeira grande instituição assistencial com o objetivo explícito de atuação ampla sobre os habitantes das grandes favelas do Rio de Janeiro, principalmente no grande centro urbano, onde o Partido Comunista se torna força política nas eleições de 1946. Essa instituição conta com forte apoio institucional do Estado e da Igreja Católica para coordenar os serviços assistenciais a serem prestados à população. O Serviço Social tem por responsabilidade todas as atividades fora do campo médico:

Serviço Social de Casos Individuais;

Auxílios;

Recreação e Jogos;

Educação Popular.

Além dessas modalidades, o Serviço Social de Grupo deve ser aplicado a partir dos Centros de Ação Social (CAS) e de Associação de Moradores.

A educação popular, como instrumento principal da atuação do Serviço Social, assume o sentido de levantamento moral das populações faveladas. Este projeto tem como perspectiva o controle de massas semi-escolarizadas, com vista à legitimação do poder no processo eleitoral. Ressalta-se também que a vinculação do poder, ou seja, vinculação deste projeto a lazeres educativos, visam o disciplinamento do tempo livre do proletariado, de forma ajustadora.

O aprofundamento do capitalismo gera a formação de uma grande massa de marginalizados, cujo crescimento contínuo e o comportamento desviante aparecem como um desafio, um elemento de anomia dentro da ordem burguesa. Em face de esta população marginalizada, o Serviço Social da Fundação Leão XIII se propõe a regenerá-la

A Fundação forma e reúne semanalmente grupos de convivência da terceira idade. Cada grupo é formado por, no máximo, 100 pessoas com mais de 60 anos. Estes grupos têm como principal objetivo a recuperação da auto-estima de cada um, pois, muitos dos idosos têm que enfrentar, não só a ociosidade, como também, o desinteresse da família por eles. Por mês, aproximadamente, 1.100 idosos participam dos grupos de convivência nos centros sociais da Fundação. Ainda na faixa da terceira idade, há iniciativas pioneiras, tais como, a criação das vilas residenciais em Nova Sepetiba e Itaboraí, a república dos idosos em Campo

Grande, e, as oficinas de integração, nas quais, os mais velhos participam das mesmas atividades que os mais jovens.

Atualmente, cinco das suas unidades subordinadas à Diretoria de Assistência Especializada abrigam cerca de 600 pessoas que passaram por situações de extrema vulnerabilidade física, mental e social. Muitos destes indivíduos são idosos, doentes, portadores de deficiência e possuem um longo histórico nas ruas e asilos em conseqüência da falta de apoio das famílias. Nestes centros, os usuários recebem abrigo, alimentação, cuidados referentes à saúde e participam das atividades de cunho sócio-educativo, com o objetivo de resgatar a auto-estima e reaproximá-lo tanto da família quanto da comunidade.

As reintegrações dos indivíduos à sociedade, além de favorecer a redução da criminalidade e do preconceito, contribuem com a diminuição da responsabilidade das camadas sociais mais altas. Entretanto, a sociedade não pode deixar de observar que alguns fatores interferem na eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela fundação. Os funcionários de carreira são em numero insuficiente e o investimento do governo estadual é quase nulo. Aliados a estas dificuldades estão o preconceito em contratar pessoas que residam nos grandes centros de pobreza ou comunidades, a carência de parcerias com empresas privadas e a falta de um amplo trabalho de divulgação dos projetos da fundação na mídia, o que certamente, ajudaria na minimização dos obstáculos para atender estes indivíduos de forma rápida e eficiente, de acordo com funcionários da Fundação que não quiseram se identificar com medo de retaliações.

No ano de 1963 a Fundação passou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com