TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundações Profundas

Exames: Fundações Profundas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2015  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL LITERATUS LTDA

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

TE3/14M-P

FUNDAÇÕES PROFUNDAS

MANAUS

2014

EDER CLEY FERNANDES DA SILVA

GUANAYNA SANDRELE BARRETO DE OLIVEIRA

JOÃO PEDRO MENDONÇA DE LIMA JUNIOR

LEONARDO BARROSO AMAZONAS

MARCELO SOUZA DE OLIVEIRA

PÂMELA THAMIRES COSTA DE SOUSA

FUNDAÇÕES PROFUNDAS

Trabalho ministrado pelo Professor Silvio Colares Filho para obtenção de nota do Módulo de Gerenciamento de Produções (Gestão e Educação Ambiental).

Manaus

2014

INTRODUÇÃO

A solidez de uma edificação depende, em primeiro lugar, de uma fundação bem dimensionada. Para isso, a engenharia já evoluiu a ponto de garantir que até as estruturas mais pesadas mantenham-se estáveis e, é claro, sem recalques consideráveis, mesmo em solo ruins. A variedade de sistemas,equipamentos e principalmente processos executivos é enorme, restando odesafio de identificar a maneira mais adequada de acordo com as peculiaridades da obra e do terreno.

São muitas as possibilidades quando se fala em fundações profundas – aquela cujo comprimento da estaca predomina sobre sua seção transversal,ou a camada de suporte está a uma profundidade maior que 2 m. Normalmente, a esse tipo de solução estão associadas às estruturas de grandes cargas ou características de solo superficial ruim. No entanto, solos com baixa capacidade de suporte em pequena profundidade também podem obrigar a utilização de fundações profundas até mesmo para uma casa ou um sobrado.

É importante destacar essa falsa idéia de que fundação profunda serve apenas para obras de grande porte. O que define o tipo desistema é conjunto: tipo de estrutura e característica do solo.

FUNDAÇÃO PROFUNDA

Segundo a NBR 6122/1996, define-se como fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste), ou pela combinação das duas. Além disto, segundo este referida norma, nas fundações profundas a profundidade de assentamento deve ser maior que o dobro da menor dimensão em planta do elemento de fundação.

As fundações mais profundas são mais utilizadas em casos de edifícios altos em que os esforços do vento se tornam consideráveis, e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades. Os tipos mais comuns de fundação profunda são as estacas.

Existem Três tipos de Fundação Profunda:

• Estacas: elemento de fundação profunda executado com o auxílio de ferramentas ou equipamentos sem que haja descida de operário em qualquer fase de execução (cravação a percussão, prensagem, vibração, ou por escavação, etc), podendo ser constituído de madeira, aço, concreto, etc;

• Tubulões: elemento cilíndrico de fundação profunda que, em pelo menos na sua fase final, ocorre descida de operário, podendo ser executado a céu aberto ou a ar comprimido, e ter ou não, a base alargada;

• Caixões: elemento de fundação de forma prismática, concretado na superfície do terreno, e instalado por escavação interna, podendo-se ainda na sua instalação usar, ou não, ar comprimido, e ter, ou não, a sua base alargada.

As fundações profundas são normalmente utilizadas quando os solos superficiais não apresentam capacidade de suportar elevadas cargas, ou estão sujeitos a processos erosivos, e também, quando existe a possibilidade da realização de uma escavação futura nas proximidades da obra.

As estacas usuais no Brasil podem ser classificas em duas categorias:

a) Estacas de deslocamento

b) Estacas escavadas

a) ESTACAS DE DESLOCAMENTO: São aquelas introduzidas no terreno através de algum processo que não provoca a retirada do solo.

- Estaca pré-moldada de concreto;

- Estaca metálica;

- Estaca de madeira;

- Estaca tipo Franki.

b) ESTACAS ESCAVADAS: São aquelas executadas “in situ” através de perfuração do terreno por um processo qualquer, com remoção de material, com ou sem revestimento, com ou sem a utilização de fluido estabilizante.

- Estaca tipo Strauss;

- Estaca trado rotativo;

- Estaca hélice contínua;

- Estacas-Raiz.

Algumas características das estacas:

1.0 - ESTACAS PRÉ-MOLDADAS

VANTAGENS:

- Permite uma boa fiscalização durante a concretagem;

- Permite a moldagem de corpos de prova para verificação da resistência à compressão;

- Permite a moldagem das estacas no local da obra;

- Permite a emenda de uma peça na outra;

DESVANTAGENS:

- Tempo de cura normal do concreto de 21 dias;

- A estaca não ultrapassa camada de solo resistente;

- O transporte dentro da obra;

- Durante a cravação se o contato do martelo com o concreto não for feito com um material

elástico, quebra a cabeça da estaca;

- Grande vibração durante a cravação.

- Capacidade de carga do concreto de aproximadamente 60 kg/cm2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com