TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Da Escrituração Contabeis.

Monografias: Função Da Escrituração Contabeis.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 2

A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis:

Observe-se que o objetivo da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração. Controlar o patrimônio não pode ser considerado um luxo, mas uma necessidade. Há ainda aspectos cíveis, comerciais e tributários, pois a escrituração regular comprova em juízo fatos cujas provas dependam de perícia contábil.

A contabilidade, como ciência, utiliza-se de informações advindas de todos os setores da empresa, e não só da tesouraria. Entre os setores que geram informações relevantes, poderíamos destacar o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamento e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o financeiro (contas a pagar e a receber).

A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão. No Livro Diário, registram-se (como o próprio nome esclarece), todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicações e transações bancárias e outros fatos contábeis.

Na verdade o profissional contábil é reconhecido pelo trablaho que desempenha, assim como em qualquer profissão existem os que são comprometidos e aqueles que sempre deixam algo para depois prejudicando o seu trabalho e o dos outros, o que faz com que alguns empresarios vejam o contabilista como aquele que sempre deixa tudo p cima da hora.

A importância da escrituração contábil ficou bem clara, pois trata-se de uma ferramenta informativa para os usuários (internos e externos) da contabilidade da real "saúde" Patrimonial de determinada entidade. Já sobre o Papel do profissional contábil no cenário brasileiro fica evidente sua relevância em relação ao desenvolvimento do país, pois somente este profissional tem ferramentas capazes de fazer um levantamento profundo da situação patrimonial das entidades, mostrando se as Empresas brasileiras estão crescendo. Esse dado é de suma importância para se apurar o crescimento econômico de uma País subsidiando o Governo de informações necessárias para o planejamento estratégico e pacotes de caráter econômicos (Ex. Redução do Imposto de Produtos Industrializados - IPI). Agora uma Curiosidade minha! A Escrituração Contábil atualmente é realizada totalmente através de computadores ou os livros contábeis ainda são utilizados?

Klinger R. Lins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com