TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função do sistema endócrino

Resenha: Função do sistema endócrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  146 Visualizações

A função do sistema endócrino consiste em regular o metabolismo, o estado dos líquidos, o crescimento, a maturação e o desenvolvimento sexual, a senescência e o comportamento. Os sistemas endócrino e nervoso trabalham conjuntamente para manter a homeostasia.

Foi encontrada grande diversidade de tipos clássicos de células endócrinas (hipnotizarias, tireóideas, suprarrenais, gônadas, paratireoides e das ilhotas pancreáticas) e foram identificadas suas localizações, organização glandular e espécies moleculares. Originalmente, foram descobertos, também , tipos de células não-endócrinas que produzem e secretam substancias que agem sobre outras células.

Os hormônios são substâncias liberadas na corrente sanguínea por uma glândula ou órgão e que afetam a atividade de células de um outro local. Em sua maioria, os hormônios são proteínas compostas de cadeias de aminoácidos de comprimento variável. Outros são esteroides, substâncias gordurosas derivadas do colesterol. Quantidades muito pequenas de hormônios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Os hormônios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior. A ligação de um hormônio a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de uma outra maneira. Em última instância, os hormônios controlam a função de órgãos inteiros. Eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reprodução e as características sexuais.

Eles influenciam a maneira como o organismo utiliza e armazena a energia. Além disso, os hormônios controlam o volume de líquido e as concentrações de sal e de açúcar no sangue. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos, enquanto outros afetam todo o organismo do sistema.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com