TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusao Casas Bahia Pao De açucar

Pesquisas Acadêmicas: Fusao Casas Bahia Pao De açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 8

ROGE.......

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ITABUNA – BA

2013

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Básica, Matemática, Fundamentos da Administração e Introdução ao Direito Público e Privado.

Orientado por: Prof. Eliane M. Aramam

Henry P. Nonaka

J. P. Manoel Costa

Sandra S. Headley

Temis C. S. R. Pedroso

Vânia A. S. Machado

ITABUNA – BA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO___________________________________________________03

2 DESENVOLVIMENTO______________________________________________04

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE________________04

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL ______________________________________04

2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL¬¬¬¬¬¬______________________05

2.4 DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL_____________________________________06

2.5 A MISSÃO DA EMPRESA_________________________________________07

2.6 A VISÃO EMPRESARIAL__________________________________________08

2.7 PROCESSO ADMINISTRATIVO____________________________________08

2.8 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES__________________________________09

2.9 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE___________________________________________________10

2.10 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS_______________________________________________________11

3 CONCLUSÃO____________________________________________________13

4 REFERÊNCIAS___________________________________________________14

1 INTRODUÇÃO

A origem da contabilidade está ligada à necessidade do registro no comércio desde os tempos primórdios, com seus registros em fichas de barro e esta ciência vem evoluindo até os dias atuais.

A Contabilidade é um instrumento gerencial em constante evolução, considerada como ciência auxiliar de projeções para o processo decisório da administração. Desta forma, este trabalho vem demonstrar a utilização e importância da matemática nas transações contábeis, bem como a relevância dos aspectos jurídicos na contabilidade. Abordagens estas, que são fundamentais na formação do profissional contábil.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade está presente nos sucessivos dias do empresário e constitui um instrumento gerencial fundamental na sociedade empresarial a fim de organizar e fornecer informações pertinentes que auxiliem os processos negociais.

A ciência contábil é considerada um sistema de informações importante para tomada de decisões. O contador é o maior especialista em aspectos quantitativos em quase todas as organizações. Destarte, para permanecer e qualificar sua posição, é importante que este profissional esteja ciente de como os modelos matemáticos podem melhorar o planejamento e controle da contabilidade da empresa.

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A contabilidade surgiu nos tempos primórdios com os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos, deram-se pelas fichas de barros e pela necessidade de suprir as limitações humanas mediantes ao processo de controle e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de seus bens e produções (criação e agricultura), para que determinado período pudesse ter conhecimento de sua dimensão. Gradativamente, a contabilidade se transformou em um sistema de informações para obter em qualquer momento, o conhecimento da situação da empresa e o andamento de seus negócios.

Desta forma, entende-se a contabilidade como um sistema de informações que tem por finalidade, analisar, mensurar, registrar e controlar a situação patrimonial. Apresenta como objeto o patrimônio das empresas e dos seus resultados.

É importante salientar, que na atualidade, as empresas se interessarem pelos registros do patrimônio, assim como, pela previsão do futuro.

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Em conformidade com os fundamentos que norteiam a ciência, o processo de escrituração mercantil, a transformação dos dados em informações e os relatórios da contabilidade que são gerados para a gestão empresarial. É importante destacar que qualquer tipo de empresa, independente do porte ou da tipicidade jurídica, ela necessita de uma escrituração contábil, seja de forma mecânica ou informatizada.

A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis efetuado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com