TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusão, Cisão E Incorporação

Exames: Fusão, Cisão E Incorporação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PESQUISA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REDAÇÃO DO RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar a operação realizada entre duas grandes empresas Sadia e Perdigão, os motivos que levaram a essa transação e qual o resultado com essa junção. Para tanto, faz se necessário explanar sobre os tipos de estratégias societárias existentes no mercado, pois atualmente, em tempos de economia globalizada, percebemos cada vez mais, no âmbito mundial, que os grupos econômicos estão sendo reduzidos. Esta redução não ocorre por que estas companhias estão se extinguindo, e sim porque com a forte concorrência no mercado, as empresas tem adotado as estratégias de cisão, fusão e incorporação, conforme o caso e interesse, principalmente daquelas de maior poderio econômico.

Contudo, o intuito deste artigo é analisar os impactos contábeis ocorridos pelas diferentes estratégias societárias no mercado atual, bem como seus riscos, benefícios e suas características. Demonstrar com exemplos práticos, utilizando as demonstrações financeiras publicadas no ano de 2010, por meio de comparativos das companhias Sadia e Perdigão, o sucesso em tais estratégias.

Palavras-chave: cisão, fusão, incorporação.

INTRODUÇÃO

Atualmente, em tempos de economia globalizada, percebemos cada vez mais, no âmbito mundial, que os grupos econômicos estão sendo reduzidos. Esta redução não ocorre por que estas companhias estão se extinguindo, e sim porque com a forte concorrência no mercado, as empresas tem adotado as estratégias de cisão, fusão e incorporação, conforme o caso e interesse, principalmente daquelas de maior poderio econômico.

Considerando a imensidão de processos de fusões, cisões e incorporações que ocorrem no mundo e que estes se tornaram cada vez mais corriqueiros no Brasil, vislumbrando ainda principalmente a consolidação de grandes corporações, a limitação da concorrência, o aproveitamento de incentivos fiscais, a diversificação para diminuição dos riscos, possibilitando uma redefinição do foco e seus efeitos contábeis, faz-se assim necessário, o estudo e a pesquisa sobre o tema.

O intuito deste artigo é analisar os impactos contábeis ocorridos pelas diferentes estratégias societárias no mercado atual, bem como seus riscos, benefícios e suas características. Demonstrar com exemplo prático, utilizando as demonstrações financeiras publicadas, por meio de comparativos das companhias Sadia e Perdigão, e verificar o impacto dessa junção ocorrida em 2010 no mercado.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conforme Santos et al (2003), o ato da Cisão, significa transferir total ou parcialmente o patrimônio de uma empresa para outra por ela interessada, e assim melhorar seu poderio econômico em caso de cisão parcial e sua posição no mercado em caso de cisão total.

O ato da Fusão implica em na criação de uma nova sociedade, sendo o grupo formado por duas ou mais empresas existentes, que se extinguem no ato desta criação. Visa maior possibilidade no mercado de destacar sua marca com a força de duas ou mais sociedades em apenas uma.

O ato da Incorporação, como o próprio nome sugere, ocorre quando uma sociedade, visando diminuir a concorrência e melhorar suas tecnologias, incorpora uma sociedade já existente, assumindo assim todas as obrigações desta e, a sociedade incorporada, deixa de existir, assumindo nome e marca da empresa incorporadora como um todo.

Dentre as definições especificadas acima, esta pesquisa procurara estudar a fusão ocorrida entre duas empresas Sadia e Perdigão, a qual originou a Brasil Foods (BRF).

Segundo Sandroni (2004) a fusão ocorre quando duas ou mais sociedades, ainda que de tipo diverso, podem fundir-se mediante a sua reunião numa só.

As sociedades dissolvidas podem fundir-se com outras sociedades, dissolvidas ou não, ainda que a liquidação seja feita judicialmente, se preencherem os requisitos de que depende o regresso ao exercício da atividade social. Não é permitido a uma sociedade fundir-se a partir do requerimento para apresentação à falência e convocação de credores, e do requerimento de declaração de falência ou da participação.

A Fusão ocorrida entre a Sadia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com