TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futebol brasileiro

Abstract: Futebol brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Abstract  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

O derby gaúcho foi o único brasileiro no ranking, e o jornalista de 33 anos completados nesta quarta-feira, que também escreveu o livro "A to Zico: an alphabet of Brazilian football", explicou a Zero Hora por que o duelo entre Grêmio e Inter está neste TOP 10, quais os critérios foram adotados e como os europeus veem o futebol do Brasil. Confira a entrevista:

Por que o Gre-Nal foi escolhido como o maior clássico do Brasil? Você mesmo quem fez esta escolha?

O primeiro trabalho foi fazer uma triagem de qual era o maior clássico em vários países. Os editores da revista pediram essas indicações para seus correspondentes espalhados pelo mundo. O que eu fiz foi o seguinte: numerei quatro clássicos brasileiros e depois discutimos para ver qual era o principal.

Quais foram esses quatro clássicos brasileiros listados por você?

Flamengo x Fluminense, Corinthians x São Paulo, Remo x Paysandu e Grêmio x Inter.

FOTOS: O Gre-Nal 403 que você não viu

E quais os critérios para que o Gre-Nal tenha sido o escolhido?

Os critérios que nós utilizamos foram a atmosfera dos estádios, os jogadores históricos que passaram por esses clubes, a história do próprio clássico, a grandeza dos times (quantidade de títulos) e o conhecimento das equipes no resto do mundo — esse foi o item no qual o Gre-Nal marcou menos pontos. Mas em relação aos outros clássicos brasileiros, o Gre-Nal foi o que se saiu melhor na união desses quesitos. Você junta todos os elementos de um grande clássico, e o Gre-Nal tem. Porque aí entra o tamanho dos dois clubes, o tempo que estão se enfrentando, o quanto a torcida e a imprensa antecipa esse jogo, a atmosfera do estádio. Não tem clássico desequilibrado na lista (em que um ganhou muito mais títulos que o outro), no caso do Gre-Nal, os dois ganharam muito. O Fla-Flu até poderia entrar pela importância histórica; Corinthians e São Paulo é um clássico importante, mas tem menos tradição, é mais novo — optamos por não colocar Corinthians e Palmeiras pelas quedas recentes do Verdão, que tira um pouco do peso do clássico; e no Re-Pa existe uma rivalidade forte, as torcidas fazem uma festa incrível, mas são equipes menores. Muitos me perguntaram também sobre Cruzeiro e Atlético-MG, mas eu não escolhi esse jogo porque eles não têm tanta influência no resto do Estado, são fortes mesmo em Belo Horizonte, fora que o Atlético-MG começou a ganhar títulos importantes há pouco tempo.

Por que o Gre-Nal está atrás de um clássico como Nacional x Peñarol, visto que o futebol uruguaio está decadente?

A atmosfera do estádio nesse clássico é incrível. Fora isso, Peñarol e Nacional já apareceram em todas as principais revistas de futebol do mundo. O Gre-Nal é uma novidade para o leitor inglês.

Cinco gols e ânimos exaltados: o Gre-Nal em 10 momentos

Os europeus não conhecem Grêmio e Inter? Eles não acompanham o futebol brasileiro?

Nunca ouviram falar. O pessoal da revista conhece porque é uma publicação especializada em futebol, mas o grande público não conhece. Eles não assistem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com