TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GABARITO PLANOS 8 A 14- DIREITO PENAL IV- ESTACIO

Dissertações: GABARITO PLANOS 8 A 14- DIREITO PENAL IV- ESTACIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de aula 8

Questão 1

Resposta oficial da Estácio: segundo o art. 111, inciso IV, a prescrição da pretensão punitiva nos crimes que recaem sobre assentamento de registro civil só começa a correr a partir do conhecimento do fato.

Possibilidade de resposta alternativa: em que pese o prazo prescricional não estar esgotado nos termos do art. 111, inciso IV, trata-se de “adoção à brasileira”, hipótese pela qual cabe aplicação do princípio da adequação social ou, pelo menos, de extinção da punibilidade pelo perdão judicial, conforme preceitua o art. 242, parágrafo único.

Questão 2

Letra B

Plano de aula 10

Questão 1

Art. 171, §2º, V c/c art. 250, II, a, em concurso formal (art. 70, CP).

Questão 2

Letra B

Plano de aula 11

Questão 1

Não há que se falar em responsabildiade penal pelo crime de curandeirismo quando o mesmo se choca com a liberdade religiosa garantida pela CF. Quanto à lesão corporal, poderá responder na modalidade culposa, argumentando-se para tanto a imprudência em realizar um procedimento cirúrgico sem tem conhecimento específico.

Questão 2

Letra D

Plano de aula 12

Questão 1

O delito de associação para o tráfico, de acordo com o art. 35 da Lei 11.343/06 (lei anti-drogas), precisa apenas de 02 pessoas para consumar-se e basta que uma delas seja imputável. Além disso, o delito se consuma com a associação e não com a prática do crime pretendido pelo grupo.

Questão 2

Letra C

Plano de aula 13

Questão 1

Súmula 73 do STJ – falsificação grosseira é estelionato.

Questão 2

Letra A

Plano de aula 14

Questão 1

A questão versa sobre o conflito aparente de crimes entre falsidade documental e estelionato. Assim, a tese defensiva a ser utilizada é a de que o estelionato absorve o falso com aplicação do Enunciado 17, da Súmula do STJ. Dessa forma, Paulo responderá apenas pelo crime de estelionato e Pedro poderá ser beneficiado pela escusa absolutória prevista no art. 181, inciso I, do CP, ficando isento de pena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com