TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GATT E OMC

Casos: GATT E OMC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

(sigla em inglês para Acordo Geral de Tarifas e Comércio)

Criado impor regras e diminuir práticas injustas que foi firmado em 1947 para reduzir as tarifas aplicadas pelos líderes Estados Unidas e Inglaterra, no pós-guerra, aos demais países do mundo e para estabelecer regras comerciais entre as nações a fim de diminuir as injustiças das negociações entre os países. Segundo Naidin (2010, p. 32), "o acordo permaneceu ao longo de 47 anos, como o único instrumento multilateral com normas de conduta comercial dos países no comércio internacional, até a recente criação da Organização Mundial do Comércio (OMC), em dezembro de 1994". Em busca de defender as empresas locais e o mercado nacional, muitos países precisam proteger suas indústrias para que seus produtos não sejam prejudicados no mercado doméstico, criando o que chamamos de barreiras tarifárias e barreiras não tarifárias.

A OMC veio então fortalecer as condições comerciais entre os países, trazendo transparência às negociações e protegendo os países signatários, incorporando o GATT e os novos acordos comerciais.

Em outras palavras, a OMC nasceu do GATT e é o órgão que controla as negociações comerciais internacionais e soluciona os problemas ocasionados pelas práticas injustas aplicadas pelos países. Foi criado após a Segunda Guerra Mundial conjuntamente com outras instituições mercantilistas dedicadas à cooperação social internacional, como as instituições criadas com Acordos de Bretton Woods: o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. O surgimento da OMC foi um importante marco na ordem internacional que começara a ser delineada no fim da Segunda Guerra Mundial.

Ela surge a partir dos preceitos estabelecidos pela Organização Internacional do Comércio (OIC), consolidados na Carta de Havana, e, uma vez que esta não foi levada adiante pela não aceitação do Congresso dos Estados Unidos, principal economia do planeta, com um PIB maior do que o das outras potências todas somadas, imputou-os no GATT de 1959, um acordo temporário, que acabou vigorando até a criação efetiva da OMC após as negociações da Rodada do Uruguai em 1993. A OMC entrou em funcionamento em 1 de janeiro de 199511 . Em 23 de julho de 2008, Cabo Verde tornou-se membro. Em 16 de dezembro de 2011, a Rússia tornou-se membro.

Em 7 de maio de 2013, o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo foi escolhido o próximo diretor-geral da organização a partir de setembro de 2013, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O diplomata concorreu ao cargo com um mexicano.

Características:

-Globalização da economia: aumento da riqueza nos países ricos e aumento da pobreza nos países pobres

-Hegemonia capitalista: decadência das políticas sociais através de privatizações.

-Ressurgimento dos monopólios privados através da fusão de empresas, dando surgimento às megaempresas;

-Prepotência dos EUA querendo ser a polícia do mundo, invadindo, explodindo, bombardeando, matando, julgando, condenando, etc.

-Início de uma nova rivalidade: radicalismo capitalista x radicalismo islâmico.

Concluindo, a OMC garante o acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com