TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Por:   •  26/6/2016  •  Monografia  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

DIANA ROSE SOUSA DA SILVA

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Manaus - AM

2014

DIANA ROSE SOUSA DA SILVA

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Monografia apresentada à Universidade

Federal do Amazonas como exigência

para obtenção de nota na disciplina Introdução ao processamento de Dados

Manaus  - AM

2014


RESUMO

O objetivo geral deste trabalho é mostrar que a contabilidade não deve ser vista pelos usuários apenas como registro dos fatos para prestar contas órgãos de arrecadação de impostos do governo. O motivo de focar nas pequenas e médias empresas deve-se ao fato da pouca importância que os gestores das empresas dão à contabilidade deixando-a em segundo plano em detrimento de outras atividades. Por isso, o foco principal desta monografia é identificar  de que forma a contabilidade pode ser utilizada de forma clara e segura, para as tomadas de decisões.

Palavras Chave: Gestão, Fluxo de Caixa, Demonstração do Resultado


ABSTRACT

The general objective of this work is to show that accounting should not only be seen by users as a record of facts to provide tax collection agencies of government accounts. The reason to focus on small and medium enterprises is due to the fact of little importance that managers of companies give the account leaving it in the background at the expense of other activities. Therefore, the main focus of this monograph is to identify how accounting can be used in a clear and reliable way to decision making.

Key words: Management, Cash Flow, Income Statement

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------P. 6

2  A CONTABILIDADE GERENCIAL ------------------------------------------------------ P. 7

3. A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE TOMADA DE DECISÕES -- P.7

  1. Fluxo de Caixa ------------------------------------------------------------------------- P.8
  2.  Demonstração do Resultado do Exercício ---------------------------------------- P.9

3 CONSIDERAÇOES FINAIS ------------------------------------------------------------------ P.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS- ---------------------------------------------------- P.

ANEXOS -------------------------------------------------------------------------------------------- P.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade tem como objetivo, estudar a variação do conjunto de bens, direitos e obrigações que formam o patrimônio de uma organização, sendo pessoa física ou jurídica. Geralmente é conhecida como algo complicado ligado a números e pagamentos de impostos. Por utilizar números para fornecer informações, com frequência, a contabilidade é vista muito próxima da matemática, e talvez isso justifique um pouco o motivo de ela ser compreendida como algo de difícil entendimento.

Diante dessas circunstancias, a contabilidade sofre alguma resistência por parte de usuários. A maior parte dos usuários reconhece que o setor contábil, e até mesmo a área de controladoria, como a parte da empresa que existe somente para cumprir as determinações dos órgãos de arrecadação de impostos do governo. Essa interpretação restrita se adequa principalmente às micro, e pequenas empresas. (Miranda, 2013)

Segundo o SEBRAE, as pequenas e médias empresas correspondem a maior parte de negócios formais existentes no Brasil, por conseguinte a contabilidade tenta esclarecer que sua necessidade benefícios, e utilidade vão além da assistência ao pagamento de impostos, procurando transmiti-la como uma importante ferramenta, essencial, para o gerenciamento de empresas de qualquer tamanho e atividade.

O objetivo desta monografia é destacar que a utilização de ferramentas apropriadas às necessidades das micro e pequenas empresas podem colaborar para o aperfeiçoamento da continuidade e do gerenciamento de suas atividades, identificando suas principais dificuldades, mostrando métodos de interação de suas atividades com a Contabilidade e orientando as empresas quanto a sua necessidade.

2. A CONTABILIDADE GERENCIAL

A principal finalidade da Contabilidade é oferecer informações que sejam úteis ao processo de tomada de decisões empresarial. Atualmente essas informações são de caráter financeiro, econômico, gerencial, social.
         Segundo Iudicibus, (1998, p. 21 apud Fedato 2011, p.2):

a Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

     As informações internas das empresas são formuladas pela Contabilidade Gerencial, elas devem proporcionar condições satisfatórias de solucionar problemas operacionais, custos internos e buscar atender as exigências dos clientes. A contabilidade gerencial procura guiar as empresas às decisões voltadas para atividades futuras. (Fedato, 2011, p. 4)

Segundo Fedato (2011, p.4):

O grande desafio da Contabilidade é que ela se torne cada dia mais próxima dos seus usuários, o que fará com que novos demonstrativos e métodos sejam desenvolvidos a fim de transmitir as informações desejadas. Isso acontece porque diferentes usuários precisam de informações diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com