TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DE PROCESSOS

Por:   •  20/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Professor: Flavio Farah

LIDERANÇA – COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Texto 3 – Grid gerencial

O chamado grid gerencial ou grade gerencial foi desenvolvido pelos pesquisadores norte-america-nos Robert R. Blake e Jane S. Mouton a partir dos estudos sobre liderança desenvolvidos pelas Uni-versidades de Ohio e de Michigan nas décadas de 1940 e 1950.

O grid gerencial é um gráfico simples que descreve um conjunto de cinco estilos gerenciais basea-dos no comportamento do gerente e nas relações deste com seus subordinados. Os cinco estilos ge-renciais mostrados no grid são definidos a partir de duas variáveis fundamentais: a preocupação do gerente com as tarefas e sua preocupação com as pessoas. Eis o grid gerencial:

9[pic 1]

1,9

9,9

8

Gerência Amigável

Gerência Sadia

7

6

5

5,5

4

Gerência Meio-termo

3

2

Gerência Indiferente

Gerência Autoritária

1

1,1

9,1

1

2

3

4

5

6

7

8

9

[pic 2]

No eixo horizontal é representada a preocupação do gerente com a produção, que expressa um estilo gerencial orientado para as tarefas. No eixo vertical é representada a preocupação do ge-rente com as relações, que expressa um estilo gerencial orientado para as pessoas. Ambas as variáveis têm uma graduação de 1 (baixo) a 9 (alto).

Professor: Flavio Farah

LIDERANÇA – COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Texto 3 – Grid gerencial (cont.)

Os estilos assinalados no grid gerencial representam o seguinte:

Gerência indiferente (1,1). Esse estilo de gerente não tem nenhuma preocupação com a produção (tarefas) nem com as pessoas (relações). É um gerente essencialmente ausente que deixa sua equipe fazer o que quiser, não se compromete com nada e procura não se meter em encrencas. Sua princi-pal preocupação é não ser responsabilizado por nenhum problema.

Gerência autoritária (9,1). Esse estilo de gerente tem uma alta preocupação com a produção e uma baixa preocupação com as pessoas. É um gestor orientado para tarefas. Seu único objetivo é cum-prir metas. Não existe preocupação com as necessidades, o desenvolvimento ou a motivação dos funcionários. A lógica é que as pessoas têm que cumprir seus deveres pois são pagas para isso. Esse tipo de gerente é altamente exigente em relação a coisas como eficiência (produtividade) e cumpri-mento de prazos; exige que os subordinados façam o que ele lhes diz sem discussão ou questiona-mento; quando algo dá errado, tende a procurar os culpados em vez de tentar descobrir o que deu errado e como prevenir futuros erros. Exige o estrito cumprimento das regras. Pune quem faz as coisas de modo diferente do padrão estabelecido. Esse tipo de gerente costuma ser chamado de “di-tador” ou “feitor de escravos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com