TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE INTEGRAÇÃO E COMPETENCIAS

Exames: GESTAO DE INTEGRAÇÃO E COMPETENCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

“O alto investimento efetuado pelas organizações em treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores é uma das alternativas utilizadas para preencher os espaços deixados pela educação formal entre a capacitação atual da força de trabalho e as competências exigidas no mundo corporativo. O processo de formação do novo perfil de trabalhador, que é capaz de ser não apenas um mero executor de tarefas, mas consegue contribuir com análises críticas, ajuda a construir e a modificar a realidade organizacional de sua empresa, tornou-se um grande desafio para os administradores.” (FERNANDES, 2005). O Desenvolvimento de Pessoal representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes e a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar:

Resposta Selecionada: a.

Na educação corporativa moderna, para garantir a educação continuada, exige-se que os trabalhadores busquem, por iniciativa própria, esse tipo de educação.

Resposta Correta: a.

Na educação corporativa moderna, para garantir a educação continuada, exige-se que os trabalhadores busquem, por iniciativa própria, esse tipo de educação.

Feedback da resposta: As ações de Treinamento e Desenvolvimento, consideradas como um conjunto de métodos, procedimentos e recursos, focam as aptidões dos colaboradores; ajudam a aumentar a autoestima e melhorar o clima organizacional pelo crescimento profissional; facilitam a definição de prioridades para a capacitação das pessoas e promovem a melhoria das condições psicossociais do trabalho. A função educacional poderá ser mais bem exercida quando lideres, educadores e facilitadores puderem experimentar continuamente a aprendizagem conjunta, num processo educacional nascido com o propósito de gerar liberdade e responsabilidade para aprender a aprender, fazer crescer e desenvolver, tanto para a empresa como para a vida em sociedade.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Muito tem se falado a cerca dos desafios do papel do RH e da Gestão de Pessoas como sendo ferramenta estratégica das organizações. Apesar de tantas metodologias, "modismos" e "receitas de bolo", algo que não fica muito claro é como realmente o RH pode fazer do processo de T&D uma grande ferramenta para aumentar a vantagem competitiva e atingir os objetivos e metas da organização, melhorando seus resultados, o ambiente de trabalho, o desempenho das pessoas e criar uma cultura organizacional de engajamento e motivação. (Ricardo Gameiro in: administradores.com.br). No que se refere especificamente ao treinamento, pode-se dizer que:

(I) Tem por foco preparar os colaboradores para as tarefas referentes aos cargos da organização

(II) Visa proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento de pessoal

(III) Busca elevar o nível de abstração, ideias e comportamentos organizacionais uniformes.

(IV) É um dos meios pelo qual as organizações procuram solucionar carência de competências, conhecimentos ou habilidades entre seus colaboradores.

Estão corretas as afirmações:

Resposta Selecionada: b.

I, II e IV

Resposta Correta: c.

I, II e IV

Feedback da resposta: Treinamento o aprimoramento do desempenho do colaborador para que possa aumentar a produtividade dos recursos – físicos, financeiros, informações, sistemas, etc. - colocados à disposição dele para realizar o seu trabalho. É a preparação para levar uma pessoa a ser capaz de fazer algo que nunca fez antes, mas sem a assistência de quem a ensinou. Pode-se dizer que o treinamento tem como fim a aquisição e o aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades para desempenhar determinadas tarefas em curto prazo

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Nas atividades do treinamento no século XIX os aprendizes buscavam repetir o oficio do mestre. No século XX, motivadas pelos estudos de Taylor, as atividades de treinamento buscavam adaptar as pessoas ao processo produtivo. No século XXI temos a necessidade de desenvolver trabalhadores de maior autonomia, criatividade e iniciativa. Essas mudanças observadas no contexto do sistema de treinamento e desenvolvimento servem para ressaltar: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: b.

O papel das pessoas (o chamado capital humano), como o principal patrimônio de uma organização.

Resposta Correta: b.

O papel das pessoas (o chamado capital humano), como o principal patrimônio de uma organização.

Feedback da resposta: Podem ser observadas mudanças nas relações empresa/trabalhador. Existe um novo “contrato psicológico” pelo qual os empregadores oferecem aprendizagem no lugar da antiga estabilidade no emprego. Desde a década de 90 as organizações se veem pressionadas a uma postura de maior abertura, de serem mais participativas na relação com as pessoas, uma vez que para o seu desenvolvimento dependem das pessoas, que são as que “fazem a empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com