TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO FINANCEIRA

Dissertações: GESTAO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.730 Palavras (11 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 11

O que é Gestão financeira

Podemos compreender que a gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.

A gestão financeira tem em vista resultados esperados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes das atividades operacionais.

As atividades da gestão financeira são as análises, decisões e atuações relacionadas aos meios financeiros, tão necessários às atividades da empresa.

Assim sendo, a função da gestão financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.

São determinadas as necessidades de recursos financeiros (planejamento de necessidades, relação e previsão de recursos, cálculo de necessidades, etc.

A gestão financeira trabalha na obtenção de financiamentos vantajosos, levando-se em conta os custos, prazos e demais condições previstas nos contratos.

O que é Gestão:

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.

O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais

decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.

A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.

A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas.

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

Existe também a gestão de projetos ou gerenciamento de projetos, que consiste em um grupo de medidas ou iniciativas temporárias, que vão contribuir para o desenvolvimento de um produto ou serviço. A gestão de projetos aplica técnicas e metodologias para alcançar um conjunto de alvos estabelecidos por uma equipe. É possível identificar cinco fases da gestão de projetos: início,

planejamento, execução, monitoramento e controle e conclusão.

No âmbito do meio ambiente, a gestão ambiental é uma área relacionada com a sustentabilidade e planejamento ambiental e aborda a vertente econômica, social e ambiental das atividades empresariais. É uma área profissional cuja visibilidade tem aumentado bastante, fruto da crescente conscientização ambiental por parte das empresas.

Significado

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transacções e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação económica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.

Analisando-se apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do quotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como na gestão e própria existência da empresa nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na gestão geral de nível táctico e estratégico em que se analisam dados e informações financeiras para a tomada de decisões na condução da empresa.

A gestão financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planeamento, análise de investimentos

e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e actividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando as melhores práticas para a condução financeira da empresa.

Tal área administrativa, pode ser considerada como o “sangue” ou a gasolina da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistémica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros sectores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das actividades necessárias, objectivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre observando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilização.

É por falta de planeamento e controle financeiro que muitas quebram no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias as informações do Balanço patrimonial, no qual se contabilizam estes dados na gestão financeira.

Pelo beneficio que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento que se tem de interdependência é que se confunde, muitas vezes, a compreensão e distinção dessas duas áreas, já que as mesmas se

relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.

É preciso esclarecer que a principal função do contabilista é desenvolver e prover dados para medir a performance da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu património, elaborando as suas demonstrações, reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos, mas o que diferencia as actividades financeiras das contábeis é que a gestão financeira enfatiza o fluxo de caixa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com