TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO FINANCEIRA

Pesquisas Acadêmicas: GESTAO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO: SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA

MODALIDADE: SEI

PÓLO: SÃO CARLOS

ALUNO:

FÁBIO HENRIQUE MAIA – RA 1020167

ANÁLISE DA EMPRESA CS TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO TEMPORÁRIO LTDA.

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR – PIM IV

• Análise das Demonstrações Financeiras;

• Dinâmica das Relações Interpessoais;

• Orçamento Empresarial.

Professor Orientador: Prof. Alexandre Lisancic

SÃO CARLOS

DEZEMBRO/2012

RESUMO

Este trabalho destina-se a avaliar uma empresa através da análise de balanço, que certamente servirá para tomadas de decisões. A análise de balanço, ao contrário do que muitos pensam não é um simples cálculo de índices de liquidez.

Envolve a avaliação de ativos, passivos e da situação patrimonial; análise das receitas, despesas e das operações que lhes deram origem.

Serão aplicados conhecimentos das matérias de análise das demonstrações financeiras, orçamento empresarial e dinâmica das relações interpessoais, essas matérias em conjunto atuam diretamente nas decisões para avaliação da empresa. As principais funções da contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

A gestão de empresas é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a análises das demonstrações financeiras é a principal delas. Esta atividade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, com a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros a fim de maximizar o capital da empresa.

A inexistência de uma adequada gestão financeira pelas empresas provoca uma série problemas de análise, planejamento e controle financeiro das suas atividades operacionais. Assim sendo, poderemos analisar e apontar mudanças a serem realizadas na empresa, como também nos auxiliar nas tomadas de decisões.

As relações interpessoais dos colaboradores contribuem fortemente para alcançar altos níveis de produtividade. A questão dos relacionamentos interpessoais, e de sua inerente dimensão emocional, é crucial para a empresa, pois são esses processos interativos que formam o conjunto de sistemas que a organizam. As condições em que ocorrem tais relacionamentos definem a forma de convivência entre os colaboradores. Deteriorações nas relações interpessoais resultam em deterioração das relações da empresa e das relações inter e intra organizacionais.

Palavras chaves: Análise, gestão e relações.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................04

I – ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS ..................................05

II – DINÂMICAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ...................................07

III – ORÇAMENTO EMPRESARIAL ..............................................................09

IV - CONCLUSÃO .........................................................................................13

V - REFERÊNCIAS ........................................................................................14

INTRODUÇÃO

Dispor de informações precisas e atualizadas é fundamental para uma correta tomada de decisões. Especialmente quando a questão envolve a área financeira de uma empresa.

Relatórios gerenciais são uma dessas armas importantes para que a empresa

possa diagnosticar periodicamente a saúde contábil do seu negócio. O objetivo deste trabalho acadêmico é apresentar uma proposta de gestão financeira para uma atividade comercial de grande porte, o que inclui também uma série de indicadores financeiros, tais como a lucratividade sobre as vendas, a rentabilidade dos negócios, o poder de pagamento da empresa, seu ponto de equilíbrio, entre outros.

Quando uma empresa está sentindo algum tipo de dificuldade, ou, então, está

com alguma “doença empresarial”, procura ajuda de um profissional, normalmente um consultor ou um profissional qualificado que possa ajudá-la a solucionar esses problemas.

Esses profissionais são selecionados normalmente por intermédio de boas referências e experiências na resolução de problemas empresariais. No primeiro contato, o gestor da empresa expõe o problema e o consultor, por meio de técnicas e procedimentos adequados, avalia a situação apresentada, efetua um diagnóstico e propõe um plano de ação visando solucionar os problemas empresariais apresentados. A decisão é do gestor da empresa de aceitar ou não o plano de ação proposto. Caso concorde, o passo seguinte é a implantação do plano de ação e avaliação dos resultados.

I – ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS

No contexto atual, em que a concorrência é cada vez mais forte entre as sociedades e a busca pela competitividade é uma necessidade constante até mesmo para a continuidade do negócio, a análise das informações econômicas e financeiras torna-se fundamental para sobrevivência da sociedade.

Em face desta gama de dados fornecidos pela contabilidade ao administrador financeiro, se torna fundamental interpretar a sua nomenclatura de maneira segura, a fim de que tais dados sejam entendidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com