TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOCÕES DE ATUARIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Artigo: GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOCÕES DE ATUARIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 GESTÃO FINACEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 5

2.1.1 Conceito de Gestão Financeira 5

2.1.2 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa 5

2.1.3 Principais decisões de investimento 6

2.1.4 Risco e Retorno 7

2.1.5 Principais tipos de Orçamento 8

2.1.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão 10

2.2 NOÇOES DE ATUARIA 11

2.2.1 Conceitos de atuaria 11

2.2.2 Previdência no Brasil 11

2.3 DIREITO EMPRESARIAL 12

2.3.1 Sociedades empresariais e sociedades simples 12

2.3.2 Obrigações dos empresarios e socidades empresariais 13

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O referido trabalho individual tem como objetivo apresentar os conceitos estudados em sala de aula durante o 4º Período de Ciências Contábeis e também acrescentar conhecimentos a nós alunos através de pesquisas em outras fontes como livros, artigos entre outros.

O estudo das teorias apresentadas tem importante relevância, pois através deste estudo podemos aumentar o nosso campo de conhecimento não ficando somente restrito as teorias apresentadas na sala de aula.

Neste trabalho serão discutidos algumas importantes teorias como Gestão Financeira e Orçamentaria, Direito Empresarial e Atuaria, teorias estas que colaboram para o enriquecimento teórico do aprendizado feito na sala de aula.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO FINACEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

2.1.1 Conceito de Gestão Financeira

Para Gitmann (1997) finanças, ou gestão financeira é como a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. As finanças ocupam-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

A Gestão Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro em uma empresa. Os administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não-financeiras, privadas ou publicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamento, previsões financeiras, administração do caixa ou fluxo de caixa, administração do credito, analise de investimentos e captação de fundos. (SARDINHA,2008).

Segundo SANTOS (2009) a função da administração financeira pode ser descrita, em termos amplos, considerando-se seu papel dentro da organização, sua relação com a teoria economica e com a contabilidade e as atividades básicas do adminsitrador financeiro.

2.1.2 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa

Para FILHO et al (2008) o levantamento do fluxo de caixa de uma empresa é a base principal para a sua avaliação e projeção adequadas. Uma importante fonte de dados utilizadas é o conjunto de contas dos balanços e demais demonstrações contábeis da empresa. (...) os fluxos de caixa estão condicionados a valores históricos que, em geral, diferem dos valores atuais de mercado e são afetados pela depreciação e outras despesas não-financeiras.

A função das informações contábeis para FILHO et at (2008) é auxiliar a construção de fluxos de caixa, o que fornecerá um resultado de caixa ajustado à realidade do mercado em que a empresa atua.

A determinação do fluxo de caixa detalhado será de fundamental importância na operação de avaliação de empresas. É possível trabalhar tanto com o fluxo de caixa da empresa, quando com o fluxo de caixa dos acionistas, abaixo um cronograma de fluxo de caixa.

FC = Receitas – Despesas ou

FC = Entradas - Saídas

2.1.3 Principais decisões de investimento

De acordo com FILHO et al (2008), antes de investir, é preciso saber se a performance dos ativos atenderá aos objetivos propostos. Por exemplo, para saber se um investimento será lucrativo ou não, devem-se adotar alguns critérios como o VPL (valor presente liquido) que é um dos mais utilizados pelos analistas de investimento.

Para BRANDÃO (2012), as necessidades de adtora critérios especificos para se escolher queis projetos de investimento devem ser selecionados vem do fato de que os recursos de capital de uma empresa dispõe são limitados e, portanto, a empresa não poderá aproveitar todas as oportunidades de investimento que estão disponíveis para ela. Dessa forma, é necessário adotar critérios que permitam escolher dentre as muitas alternativas existentes, aquelas que maximizem o valor da empresa e seus acionistas.

As decisões financeiras e principalmente as que tem relações com investimento nem sempre são tomadas em um ambiente de total certeza com relação aos resultados por isso outro critério que pode ser utilizado seria o índice K que é a taxa de retorno de investimento que será descrita no próximo item 2.1.4.

Os investimentos podem ser destacados de acordo com a natureza a atividade exercida e de diversas formas, abaixo alguns exemplos das principais decisões de investimento segundo SARDINHA (2008).

• Investimento o para manutenção do nível de atividade, onde são propostas aquisições de bens, reforma ou construção de imóveis com a finalidade de reposição de bens com baixa capacidade em função do uso ou recuperação de instalações existentes.

• Investimento para aumento da capacidade produtiva representam os mesmos itens de investimento para aumento quantitativo ou qualitativo do nível de atividade.

• Investimento na função social da empresa, são exemplos desta modalidade investimentos em programas de despoluição, restaurantes, alojamentos e área de lazer para os funcionários etc.

2.1.4 Risco e Retorno

Segundo FILHO et al (2008), para poder tomar as decisões financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com