TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA

Tese: GESTÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Tese  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Durante este trabalho acadêmico, será discutida toda a importância da Administração Cientifica das Teorias Administrativas, a Administração como habilidade humana. Os principais acontecimentos, a Evolução, as Ênfases e os principais conceitos da Ciência da Administração. Como podemos lidar com as pessoas, o ambiente e até mesmo o mundo tecnológico, como isso pode afetar o nosso dia a dia, o futuro das pessoas dentro de uma organização.

A importância de uma boa gestão, os meios a utilizar defronte um suposto problema, os planos de contingências que devem ser tomadas diante de uma situação extrema. E que durante este trabalho possamos ter um amplo entendimento sobre o assunto destacado. 

1 - A ADMINISTRAÇÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA

A administração tem uma grande importância na vida das pessoas, pois de tudo o que existe há a necessidade de administrar, tende a ser criado, estruturado, coordenado, produzido e comercializado. Com o tempo o homem, passou a adquirir mais conhecimento, para ter uma mudança de vida, o lugar em que vive e unindo forças, pessoas e idéias, o homem então inventou a organização, ao qual muito importante para a sua chegada ao mundo moderno e ao mundo contemporâneo.

A organização é a maior invenção do homem até a atualidade, com a sua capacidade de criar, inventar, reger pessoas, distribuir bens e produtos de maneira organizada, para que ambas as partes sociedade e organização fiquem satisfeitas. Mas o mundo das organizações existe em um ambiente muito complexo e exigente, com pessoas qualificadas, experientes, pessoas com espírito de equipe e liderança, e que o alvo tende a ser o de eficiência e eficácia. A Administração envolve ação, técnica e ciência.

2 - OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE DERAM ORIGEM A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Em 1895, Taylor apresentou a Sociedade o que poderia ser chamado de o primeiro trabalho da administração cientifica, a organização deveria descobrir em quanto tempo um funcionário em boas condições e com todo empenho de seu trabalho levaria para que completasse uma tarefa, ou seja, a montagem de uma peça, sendo assim então o trabalhador receberia pela quantidade de peça produzida, induzindo assim o mesmo a trabalhar bem mais para garantir uma boa remuneração. Estudo sistemático e cientifico do tempo, era esse o nome que Taylor usou para a sua nova pesquisa administrativa, sendo assim era fixado um tempo-padrão para a devida produção. Essa pesquisa só foi possível devido à necessidade de definir o valor dos salários.

Em segunda fase Taylor reconheceu que o método administrativo precisava de aprimoramento dos métodos de trabalho, apresentando sua concepção dos princípios de administrar uma empresa como a seleção e treinamento pessoal, salários altos e custos baixos de produção, identificação da melhor maneira de executar tarefas, cooperação entre administração e trabalhadores.

Em terceira fase Taylor defendia os princípios da administração cientifica e que o melhor para uma empresa era a criação de um setor de planejamento, para que fosse feito um estudo detalhado antecipado de tudo o que se produzia na fabrica. Para ele o que resulta de um trabalho não era o trabalho árduo, cansativo e esforçado, mas sim da eficiência e da inteligência do trabalhador e não da maximização do esforço. Atualmente as idéias de Taylor não se fixaram, pois ainda existem empresas que defendem a hipótese de que o esforço de um trabalhador é o que garante uma maior produção não levando em consideração a eficiência dos mesmos.

3 - EVOLUÇÕES DA CIENCIA DA ADMINISTRAÇÃO

3.1 – Teoria Clássica da Administração

Criada por Henry Fayol (1841 – 1925), Francês e engenheiro de minas, iniciou uma linguagem anatômica e estrutural da empresa, defendia a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, e que toda empresa desempenha funções que são seis: funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e segurança.

A Teoria Clássica tem como princípios básicos a divisão do trabalho, autoridade e disciplina, mas também tem o seu lado crítico, a obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado, manipulação dos trabalhadores e a inexistência de fundamentação cientifica.

Para Fayol o administrador também tem suas funções: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Tanto diretores, gerentes ou supervisores, desempenham essas funções como atividades essenciais.

3.2 – Teoria da Burocracia

Deu inicio no ano de (1864 – 1920) com o alemão e sociólogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com