TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO CONTEMPORÂNEA

Artigo: GESTÃO CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Devido á essas enormes preocupações com os resíduos de saúde gerados em farmácias, fizemos uma pesquisa em uma farmácia. Através desta pesquisa descobrimos que essa organização com nome fantasia de Drogaína, situada na Rua 13 de maio nrº 1428, setor central em Araguaína-To. Iniciou suas atividades em 10/04/2009.

A empresa trabalha com todos os tipos de medicamentos, de genéricos a originais (éticos), mas não só medicamentos também há perfumaria e a venda de fraldas descartáveis. A instituição é focada em ter medicamentos de alta qualidade e de menor preço, atendendo á todas as classes sociais, contando com 04 funcionários em escalas e a farmacêutica responsável. A farmácia funciona das 07:00 as 19:00 de segunda a sexta e no sábado das 07:00 as 14:00.

PROPOSTAS DE VERIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO

Ao realizarmos a pesquisa com o responsável pela empresa, obtivemos a resposta que no momento não tem em prática nenhuma ação ecológica, mas atualmente existem planos para que futuramente essa ação ecológica seja colocada em prática.

De acordo com Lima (2009), é necessário que a empresa adote procedimentos que visam o melhor relacionamento com o Meio Ambiente, com o resultado de alcançar a melhoria contínua. Atualmente devido uma forte pressão popular sobre esses procedimentos ecológicos, as empresas tem como única opção a implantação de um sistema de Gestão Ambiental que é uma moderna ferramenta, com vista à otimização de serviços e produtos para atender as demandas e melhorar a utilização dos recursos naturais.

Notamos que a empresa tem deficiência em vários setores, como nos resíduos sólidos gerados, o uso exagerados de sacolas plásticas e no consumo exagerado de energia. Notamos também que o incentivo ao uso de fraldas descartáveis é muito grande, e como sabemos as fraldas descartáveis contribuem para a degradação ambiental, pois ao serem descartadas em lixões a céu aberto podem ser incineradas, produzindo uma fumaça altamente tóxica e cancerígena, devido às substâncias químicas contidas nelas.

Após verificarmos todas essas deficiências, elaboramos ideias e sugestões que possam nortear a empresa na elaboração e desenvolvimento de um plano de Gestão Ambiental, onde tomamos como base a norma ISO 14001.

Uma das primeiras coisas a serem feitas é a elaboração de palestras educativas sobre a problemática ambiental, conscientizando os funcionários e o proprietário, podendo ser o principal alicerce do sistema de uma organização. Após essa etapa podemos utilizar os princípios do ciclo PDCA (Planejamento, desenvolvimento, verificar e atuar corretivamente), é algo que este presente em todas as áreas, seja no meio profissional ou particular, e é usado continuamente, seja formal, informalmente, consciente ou inconsciente em tudo o que se faz (MELLO ET al;2002).

Após as palestras educativas, estabelecemos os objetivos e metas, que é a implantação do plano de Gestão Ambiental na empresa, em seguida estudamos as deficiências da empresa em relação ao Meio Ambiente. Para que a empresa desenvolva esse plano é necessário identificar os setores que necessitam de intervenções, que são:

I. A coleta de resíduos gerados:

II. Uso exagerado de sacolas plásticas:

Ao identificar esses setores o próximo passo a ser dado é educar e treinar os funcionários para a execução do plano na melhoria desses setores identificamos na empresa uma enorme quantidade de resíduos, como caixas de papelão e resíduos orgânicos, alguns funcionários alimentam-se no local. O primeiro passo a ser dado é a separação dos resíduos gerados, com a coleta seletiva separando o lixo reciclável dos rejeitos. No segundo setor observamos o uso acessivo de sacolas plásticas, onde poderíamos corrigir com o uso de sacolas ecologicamente corretas ou a empresa em parceria com laboratórios, poderia oferecer um desconto á mais, ou brindes aos clientes que evitassem o uso das sacolas plásticas, ou ate mesmo substituindo as sacolas plásticas por saquinhos de papel reciclado.

De acordo com Forato (2010), a implantação de um sistema de Gestão Ambiental é uma opção para conduzir uma organização á melhoria de seu desempenho ambiental, e tem sido uma prática cada vez mais adotada por empresas de todo o mundo. A empresa em questão não só deve preocupa-se com as questões ambientais internas, mas também as externas, como no processo produtivo dos medicamentos, onde ocorre o manejo de substâncias químicas. Cabe a empresa verificar se seus fornecedores estão em conformidades com a legislação ambiental, através de uma Auditoria de Fornecedor (segunda parte).

AÇÕES E CORREÇÕES PARA OS PROBLEMAS ENCONTRADOS:

As empresas estão desenvolvendo cada vez mais atividades ligadas a adoção de práticas de responsabilidade socioambiental, das quais se pode citar, conforme Dias (2000, p 164):

• Normas e procedimentos de prevenção de riscos á saúde e segurança dos funcionários;

• Processo de destinação adequada de resíduos;

• Redução no consumo de insumos (energia, agua, matéria-prima, produtos tóxicos);

• Monitoria e controlar possíveis impactos das atividades sobre o Meio Ambiente;

• Programa de reutilização ou reciclagem de resíduos;

• Coleta seletiva

• Inclusão da questão ambiental no planejamento estratégico do negócio;

• Ações de educação ambiental para os funcionários, dentre outros;

Como sabemos todos os comércios produzem resíduos, consomem energia, agua, matéria-prima e alguns até produtos tóxicos. Na empresa em questão não é diferente.

Um dos grandes, entre os tantos desafios a serem vencidos pelos gestores municipais, é, sem duvida, a questão dos resíduos sólidos, cujo descarte inadequado traz como consequência o comprometimento dos recursos naturais, e pelo o efeito dominó, a qualidade de vida das populações, a própria sustentabilidade ambiental, social e económica. (LIMA, 2009 p. 41)

Na pesquisa realizada na farmácia foram identificados três tipos de resíduos, domiciliar ou doméstico (resíduos orgânicos), resíduos industriais (caixas de papelão) e resíduos de serviços de saúde (medicamentos vencidos). Entretanto apenas um desses resíduos não é destinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com