TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE ADMINISTRAÇÃO X GESTÃO DE VALOR

Trabalho acadêmico: GESTÃO DE ADMINISTRAÇÃO X GESTÃO DE VALOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.219 Palavras (13 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO 3

2 IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE 4

3 SISTEMA DE ACUMULAÇAO DE CUSTOS 5

3.1 CUSTEIO DE ABSORÇAO E CUSTEIO VARIÁVEL 5

3.2 CUSTOS INDIRETOS 6

3.3 RATEIO DE CUSTOS INDIRETOS 7

3.4 UNIDADES EQIVALENTES DE PRODUÇAO 7

4 BALANÇO PATRIMONIAL, PRODUTOS ACABADOS E PRODUTOS EM PROCESSO 9

5 COMO SE FORMA PREÇO DE VENDA COM BASE NOS CUSTOS 10

6 TRIBUTOS SOBRE FATURAMENTO DA EMPRESA 11

6.1 IMPOSTOS SOBRE VENDA 11

7 MARGEM DE CONTRIBUIÇAO E PONTO DE EQUILIBRIO 13

8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO 14

8.1 EVOLUÇAO SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES 14

9 CONTABILIDADE GERENCIAL X GERENCIAMENTO DE CUSTOS 16

10 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos auxilia o administrador, permitindo-o saber qual é o ponto de equilíbrio entre a produção e as vendas. E ajudando o administrador na sua tomada de decisão para de forma concreta e objetiva, definir suas metas de vendas, suas despesas e o resultado esperado ao fim do período.

De posse dos conhecimentos necessários, podemos utilizar a contabilidade de custos para decidir que tipo de custo ou custeio se aplicará á atividade da empresa.

Neste Trabalho foi possível conceituar a importância da contabilidade industrial, assim como a importância dos sistemas de acumulação de custos e a precisão dos dados a serem apurados.

Os custos diretos, e os custos indiretos e a influencia do rateio dos mesmo na formação do preço de vendas, assim como a incorporação do impostos no preço.

A terminologias utilizadas no balanço patrimonial referente as industrias bem com as contas utilizadas de forma diferenciada .

A importância e a evolução dos sistemas de informação integrados em todos os departamentos da empresa, agilizando os processos, assim como a contabilidade gerencial e seu papel dentro da empresa.

2 IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

O mundo mudou bastante nos últimos anos. Nunca se falou tanto em Custos, como se fala hoje, é difícil encontrar um gestor de empresas que não saiba falar o que é Custos ou no mínimo como fazer para aperfeiçoar-los.

A era da competitividade, nunca se falou tanto em mudanças. Mas além de conhecer o que está mudando, é importante para o sucesso das empresas, observar e avaliar como elas afetam e o que podem ser feito para se adequar a essa realidade que altera constantemente.

A contabilidade de custos ajuda as empresas a obter um melhor desempenho em suas atividades, permite renovar e melhorar todas as estratégias de serviços, proporcionando o aumento de oportunidades de mercado fazendo com que a empresa se torne mais eficaz, melhorando e fortalecendo o comprometimento e satisfação dos funcionários, contribuindo assim para o desenvolvimento das atividades diárias de maneira mais ampla.

Através da contabilidade de custos é possível ter subsídios para que os relatórios gerenciais, e as decisões sejam mais precisos e eficazes. A contabilidade de custo na atualidade se tornou uma ferramenta indispensável para a manutenção da empresa no mercado.

.

3 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa e completamente dependente do produto ou serviço produzido.

Entre as etapas do processo de elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, para que com base nesse conhecimento, possa decidir qual o melhor método de custeio a ser aplicado.

Quando a fabrica produz de modo continuo, em série, deverá adotar o sistema de custeio por processo, e se a empresa produz produtos elaborados, ou de grande porte, sob encomenda, devera adotar o sistema de custeio por ordem de produção.

- Custeio por ordem de produção:

Segundo MARTINS, 2003, È o sistema de custeio em que os custos são acumulados numa conta especifica para cada produto ou encomenda.

Neste sistema os custos ficam acumulados em uma conta ate o encerramento da produção, ao terminar a elaboração do produto, será transferido para estoque de produtos acabados e posteriormente para custo do produto vendido.

- Custeio por processo

É o sistema de custeio em que os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção, são encerradas essas contas sempre ao final de cada período. (MARTINS, 2003)

3.1 CUSTEIO DE ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL

Os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente ao volume produzido e aumentam na medida em que aumenta a produção, portanto se não houver produção não haverá custos. Um exemplo de custo variável é a matéria-prima, que irá variar conforme a quantidade de produtos que forem produzidos.

No sistema de custos variável o custo final do produto será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício.

O sistema de custo variável não é permitido pela legislação fiscal, serve somente para fins gerenciais esta de acordo com os princípios contábeis, ou seja com o principio de custo histórico base de valor. O custeio por absorção agrega para valorização do estoque dos produtos os custos necessários para colocá-lo em condições de gerar receita.

Ao adotar o custeio por absorção o sistema de acumulação de custos coletara os dados relacionados à indústria, diretos os indiretos, fixos ou variáveis, para determinar os custos dos produtos, necessitando de critério de rateios para alocação dos custos indiretos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com