TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE APTIDÃO

Tese: GESTÃO DE APTIDÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

AGRADECIMENTOS

“ Agradeço ao meu professor orientador Pedro que teve paciência e que me ajudou bastante á concluir este trabalho, agradeço também a todos os meus professores que durante muito tempo me ensinaram e que me mostraram o quanto estudar é bom.”

EXERCICIOS PARA FIXAÇÃO

1) O que são células NK? Porque elas são especialmente importante para as crianças?

As células natural killer (termo oriundo do inglês Natural Killer Cell), também conhecidas como células exterminadoras naturais ou células NK são definidas como células citotóxicas não específicas que são importantes na resposta precoce às células tumorais e infecções virais. Portanto, são importantes nessa vigilância imunológica. Fazem parte da imunidade inata e correspondem a cerca de 10 a 20% dos linfócitos circulantes.

2) Como se diferenciam pela sua forma as células NK dos linfócitos?

Linfócito: é um tipo de leucócito (glóbulo branco) presente no sangue. São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfóides que se diferenciam em células pre-búrsicas e pre-timocitos. Os pre-timocitos dão origem aos Linfócitos T que por sua vez vão amadurecer nos tecidos linfóides; já as células pre-búrsicas dão origem aos Linfócitos B. Há ainda uma terceira classe. Por sua aparência ao microscópio, há duas categorias de linfócitos: os grandes e pequenos.

A maioria mas não todos os linfócitos granulares com tamanhos maiores, são os chamados linfócitos Natural Killer (células NK ou exterminadoras naturais).

Os linfócitos pequenos podem ser linfócitos T ou linfócitos B. Os linfócitos têm um papel importante na defesa do corpo. Os linfócitos T são o principal responsável pela chamada imunidade celular, agindo ora de forma a estimular ou atenuar a produção de anticorpos pelos linfócitos B, ora diretamente sobre os antígenos ou células corporais infectados por esses, destruindo-os. Os linfócitos B dão origem aos plasmócitos e celulas B de memória que geram os anticorpos. São o principal responsável pela chamada imunidade humoral, que dá-se via produção e diluição de anticorpos nos fluidos teciduais ou corporais

As células NK são oriundas da medula óssea, linfócitos granulares grandes que correspondem a 5-15% das células mononucleares do sangue periférico. Possui tamanho ligeiramente maior que o do linfócito pequeno, e a presença do citoplasma granular abundante, permitem diferenciá-las do linfócito T. Comumente elas são referidas como linfócitos granulares grandes. Seu citoplasma, bem como o dos linfócitos T, é caracterizado por grânulos citotóxicos que contêm dois potentes mecanismos que medeiam a lise da célula-alvo.

As células NK e os linfócitos T expressam numerosas moléculas de superfície semelhantes e exterminam as células infectadas e as células neoplásicas por meio de mecanismos similares.

Duas moléculas encontradas na membrana, CD16 e CD56, são comumente utilizadas para identificação das células NK. Estas últimas também expressam receptores em sua membrana.

As células NK são timo independentes, e os pacientes com ausência das NK sofrem de infecções virais persistentes, particularmente de vírus do tipo herpes. Nessa situação, esse agentes só podem ser eliminados com a ação de drogas antivirais, embora apresentem resposta imune adaptativa. A

As células NK, quando isoladas do sangue, podem destruir alguns tipos de células-alvo. Esse nível basal aumenta de 20 a 100 vezes pela exposição ao interferon (INF-a), interfereon B (inf-B) e IL – 12 produzidos por macrófagos em resposta

3) O que soa moléculas de HLA, como elas auxiliam os sistemas imunológicos natural e adquirido?

O antígeno leucocitário humano G (HLA-G) é uma molécula não clássica de complexo principal de histocompatibilidade (MHC) de classe I, caracterizada por baixo polimorfismo em sua região codificadora, um padrão de distribuição tecidual limitado em condições fisiológicas e expressão por meio de isoformas solúveis e acopladas à superfície de membranas por meio de splicing alternativo.

O HLA-G é bastante conhecido por estar envolvido na indução e na manutenção da tolerância entre o sistema imunológico materno e o feto semialogênico ao nível da interface fetoplacentária. Além disso, diversos estudos apontam para um papel imunorregulatório mais amplo dessa molécula.

4) Os autores fazem uma observação sobre a ação das células NK contra a Aids, usando suas próprias linhas de raciocínio, explique porque a ação das células NK sobre o HIV diminuiu conforme a doença evolui?

A principal função do sistema imune é a discriminação do próprio/não próprio. Esta habilidade de distinguir entre o próprio e não próprio é necessária para proteger o organismo contra invasores patogênicos e para eliminar células modificadas ou alteradas (ex. células malignas).

Uma vez que patógenos podem replicar intracelularmente (vírus e algumas bactérias e parasitas) ou extracelularmente (a maioria das bactérias, fungos e parasitas), diferentes componentes do sistema imune evoluíram para proteger contra esses diferentes tipos de patógenos.

É importante lembrar que a infecção por um organismo não necessariamente significa doença, uma vez que o sistema imune na maioria dos casos será capaz de eliminar a infecção antes que a doença ocorra. Doença ocorre quando o nível de infecção é elevado, quando a virulência do organismo invasor é grande ou quando a imunidade está comprometida. Embora o sistema imune, em sua maior parte, tenha efeitos benéficos, podem ocorrer efeitos detrimentais também.

Durante a inflamação, que é a resposta a um organismo invasor, pode haver desconforto local e danos colaterais a tecidos sadios como resultado dos produtos tóxicos da resposta imune. Além disso, em alguns casos a resposta imune pode ser dirigida a tecidos próprios resultando em doença autoimune.

...

Baixar como  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »