TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS ANHEMBI MORUMBI

Trabalho Escolar: GESTÃO DE PESSOAS ANHEMBI MORUMBI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 9

necessidadenovos paradigmastodo o mundoGestão de Pessoasobjetivos e metaspessoasestabelecidorelações de trabalho• Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

A partir da década de 90, com as profundas mudanças nos cenários nacional e internacional, tal como a globalização, as organizações tiveram a necessidade urgente de buscar novos paradigmas de gestão. A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.

Resposta Correta: d.

Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

Feedback da resposta: A noção de Administração de RH reduz a área a um conjunto de procedimentos de adaptação do indivíduo ao estereótipo de desempenho estabelecido pela empresa.

O uso do termo Gestão de Pessoas busca ampliar essa definição para representar o que ocorre nas organizações por meio dos comportamentos expressos nas relações de trabalho. Indica um olhar renovado no aspecto das relações de trabalho e a busca de sua priorização. As pessoas e seus conhecimentos passam a ser a principal base da nova organização. A abordagem da Gestão de Pessoas indica que o trabalhador deixou de ser um recurso organizacional para ser visto em toda a sua capacidade e riqueza.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A qualidade de uma organização é determinada em grande parte pela competência das pessoas que ela emprega. Assim sendo, diante das novas demandas por recursos humanos advindas da automação dos negócios e mudanças no mercado global, gestão de pessoas deve: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Ser vista como a gestão de uma relação com pessoas com as quais não se mantém mera relação contratual, e sim, uma parceria, um processo contínuo de compartilhamento de responsabilidades.

Resposta Correta: b.

Ser vista como a gestão de uma relação com pessoas com as quais não se mantém mera relação contratual, e sim, uma parceria, um processo contínuo de compartilhamento de responsabilidades.

Feedback da resposta: As mudanças na organização produziram uma alteração no perfil exigido das pessoas. As atribuições de gestão de pessoas têm que ser repensadas a partir dessa nova visão, centrada nas pessoas e não mais na organização industrial. Se antes o funcionário devia ser obediente e disciplinado, agora se espera que seja autônomo e empreendedor. Se a gestão antes tinha o papel de controle, agora deve promover o desenvolvimento e, mais, o mútuo desenvolvimento da organização e do funcionário.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A administração de recursos humanos, historicamente conhecida como administração de pessoal, lida com sistemas formais para administrar pessoas dentro da organização. Gestão de pessoas tem assumido papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva. (BATEMAN E SNELL, 1998).

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações a seguir.

(I) Os direcionamentos estratégicos da organização, os negócios em que pretende participar, em que mercados tem intenção de atuar e o crescimento esperado para o futuro são estímulos para a moderna gestão de pessoas.

(II) As empresas bem sucedidas buscam trabalhadores proativos, capazes de constante renovação e automotivados. São trabalhadores que investem em sua organização com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento, crescimento profissional e satisfação no trabalho.

(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão de pessoas é o controle a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Está(ao) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

Resposta

Resposta Selecionada: d.

I e II

Resposta Correta: d.

I e II

Feedback da resposta: Existe uma evolução no conceito de gestão de pessoas, motivada pela necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas. A crescente necessidade de planejamento e intervenções com foco estratégico visa à mudança do modelo de controle para o de comprometimento de pessoas com a organização. As organizações têm sido pressionadas tanto pelo seu próprio ambiente interno (tecnologia, condições de vida, padrão de valorização, etc. que têm influenciado o conjunto de expectativas que as pessoas possuem com relação às organizações e o trabalho) como pelo ambiente externo no qual estão inseridas (trabalho flexível, globalização, necessidade de revitalização de produtos para inserção em mercados locais e globais, etc.) a rever o seu modo de gerir pessoas e efetuar algumas modificações.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A gestão de pessoas em suas práticas estratégicas e operacionais possuem quatro focos que norteiam as suas ações. Por sua vez, os focos determinam os principais papeis que a gestão de pessoas apresenta. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a nenhum desses papeis.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Administração das competências pessoais, que tem como objetivo incentivar e criar as competências pessoais.

Resposta Correta: b.

Administração das competências pessoais, que tem como objetivo incentivar e criar as competências pessoais.

Feedback da resposta: Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com