TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Trabalho Escolar: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

O grupo Tramontina investiu cerca de 25 milhões na duplicação do seu centro de distribuição em São Paulo “para melhorar o atendimento das redes varejistas e dos grandes compradores nacionais”, segundo o presidente da empresa. O centro de distribuição foi mais um reforço na distribuição dos produtos da Tramontina, que somam 14 mil itens diferentes e vêm de 10 fábricas, com 5 mil trabalhadores, localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul (oito), Pará e Pernambuco.

A área construída das fábricas ultrapassa os 500 mil metros quadrados, onde se produzem 42 milhões de peças por mês. “Por todo esse volume, a logística de distribuição é vital para o nosso sucesso”, destaca o diretor comercial da universidade de Farroupilha (RS). No mercado nacional, a Tramontina tem centros de distribuição nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Bahia, Pernambuco e Pará. Eles atendem suas respectivas regiões e, em alguns casos, compradores de países sul-americanos.

Os estoques garantem, em média, a demanda de dois meses e meio. “Mantemos esses estoques para que nossos clientes não tenham estoques”. Boa parte dos clientes tem a segurança de atendimento de suas necessidades de produtos em, no máximo, 48 horas.

Os 14 mil itens produzidos dividem-se em linhas de utilidade doméstica, ferramentas, materiais elétricos, móveis de madeira ou plástico e peças especiais sob encomenda para segmentos agrícola, elétrico e industrial.

Ao diversificar tanto a sua produção, o grupo Tramontina cresceu sem um foco específico de atuação. “Isso acabou acontecendo pela nossa política de administração descentralizada, que valoriza, em primeiro lugar, nossos talentos e idéias. Todos os produtos têm a nossa marca. Por isso, precisam, todos, ter ótima qualidade. Uma idéia, seja de quem for na empresa, é recebida pela direção de determinada unidade fabril e levada, depois de passar por uma triagem, para a reunião de conselho de administração, do qual participam os acionistas do grupo e os executivos de cada fábrica. Se a idéia receber aprovação, é executada prontamente”.

Os produtos da empresa são negociados no Brasil por cerca de 600 vendedores especializados em linhas de produtos.

Os negócios do grupo vão muito além das fronteiras brasileiras. A Tramontina também mantém centros de distribuição na Colômbia, Chile, México, Estados Unidos e Alemanha.

A exportação representa 30 milhões de dólares /mês de faturamento do segmento de cutelaria da Tramontina. As vendas externas de panelas, baixelas e colheres em aço inox são responsáveis por 18 milhões de dólares/mês de faturamento da divisão.

Fonte: PAZ, V Grupo Tramontina investe 25 milhões de dólares. Gazeta Mercantil, São Paulo 19 março. 2003. Caderno A14. Disponível em www.gazetamercantil.com.br.

Com base no texto acima, identifique os pontos do texto que correspondam: a visão estratégica (focada em efetividade) e operacional (focada em eficiência):

Visão estratégica:

- investiu 25 milhões na duplicação do seu centro de distribuição para melhorar o atendimento das redes varejistas e dos grandes compradores nacionais;

- reforçou a distribuição dos produtos que somam 14 mil itens diferentes;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com