TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Ensaios: GESTÃO DEMOCRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

1. De acordo com os conhecimentos adquiridos descreva como você vê a Gestão Democrática dentro das Políticas Públicas.

A gestão democrática se pauta no controle social, entendido no sentido de participação do público na gestão, acompanhando-a, controlando-a e igualmente propondo ações e medidas. Mas para que isto ocorra é necessário que o Estado, por meio da administração pública, promova a participação do cidadão, estimulando-o com recursos institucionais, formas de acesso à informação, meios interativos e espaços para debates e decisões. Uma das formas efetivas de participação na gestão do Estado são as politicas públicas, onde o cidadão tem espaço para contribuir na sua formulação, implementação e controle, ainda que esta participação em algumas ocasiões seja indireta.

2. O modelo de excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público. Diante da afirmação acima citada e do seu ponto de vista, como seria um modelo de excelência para a Gestão Pública.

Um modelo de excelência para gestão pública seria aquele pautado na legalidaade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, e democracia.

3. Segundo o artigo 37 da Constituição Federal, administração pública obedecerá a alguns critérios descreva-os.

Legalidade - Baseia-se no pressuposto de que tudo o que não é proibido, é permitido por lei. Mas o administrador público deve fazer as coisas sob a regência da lei imposta. Portanto, só pode fazer o que a lei lhe autoriza.

Moralidade - Esse princípio tem a junção de Legalidade com Finalidade, resultando em Moralidade. Ou seja, o administrador deve trabalhar com bases éticas na administração, lembrando que não pode ser limitada na distinção de bem ou mal. Não se deve visar apenas esses dois aspectos, adicionando a ideia de que o fim é sempre será o bem comum. A legalidade e finalidade devem andar juntas na conduta de qualquer servidor público, para o alcance da moralidade.

Impessoalidade - A imagem de Administrador público não deve ser identificada quando a Administração Pública estiver atuando. Outro fator é que o administrador não pode fazer sua própria promoção, tendo em vista seu cargo, pois esse atua em nome do interesse público.

Publicidade - ser transparente, dar publicidade aos dados e fatos. Essa é uma forma eficaz de indução do controle social.

Eficiência - fazer o que precisa ser feito com o máximo de qualidade ao menor custo possível.

4. Descreva os fundamentos que são responsáveis pela sustentação da excelência na Gestão Pública.

Excelência dirigida ao cidadão - A excelência em gestão pública pressupõe atenção prioritária ao cidadão e à sociedade na condição de usuários de serviços públicos e destinatários da ação decorrente do poder de Estado exercido pelas organizações públicas.

Gestões baseada em processos e informações - O centro prático da ação da gestão pública de excelência é o processo, sendo um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que irá transformar insumos (entradas) em produtos/serviços (saídas) com alto valor agregado. Gerenciar um processo significa planejar, desenvolver e executar as suas atividades e, avaliar, analisar e melhorar seus resultados, proporcionando melhor desempenho à organização. A gestão de processos irá permite a transformação das hierarquias burocráticas em redes de unidades de alto desempenho.

Valorização das pessoas - A valorização das pessoas pressupõe dar autonomia para atingir metas, criar oportunidades de aprendizado, de desenvolvimento das potencialidades e reconhecimento pelo bom desempenho.

Visão de futuro - A visão de futuro impõe o agir persistente, contínuo, para que as ações do dia-a-dia da organização contribuam para a construção do futuro almejado. Indica o rumo para a organização, a constância de propósitos a mantém nesse rumo.

Aprendizado organizacional - O aprendizado deve ser internalizado na cultura organizacional tornando-se parte do trabalho diário em quaisquer de suas atividades, seja na constante busca da eliminação da causa de problemas, na busca de inovações e na motivação das pessoas pela própria satisfação de executarem suas atividades sempre da melhor maneira possível.

Agilidade - a postura proativa está relacionada à noção de antecipação e resposta rápida às mudanças do ambiente. Para tanto, a organização precisa antecipar-se no atendimento às novas demandas dos seus usuários e das demais partes interessadas.

Foco em resultados - o resultado é a materialização de todo o esforço da organização para o atendimento das necessidades de todas as partes interessadas.

Inovação - inovar significa fazer mudanças significativas para melhorar os processos, serviços e produtos da organização e criar novos valores para as partes interessadas da organização.

Controle social - a boa gestão pública pressupõe a criação de canais efetivos de participação do cidadão nas decisões públicas, na avaliação dos serviços, inclusive na avaliação da atuação da organização relativamente aos impactos que possa causar à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente.

Gestão participativa (democrática) - uma gestão participativa genuína requer cooperação, compartilhamento de informações e confiança para delegar, dando autonomia para atingir metas. Como resposta, as pessoas tomam posse dos desafios e dos processos de trabalho dos quais participam, toma decisões, criam, inovam e dão à organização um clima organizacional saudável.

5. De que forma se dá a Gestão participativa? compartilhando as decisões que afetam a organização, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores ou concessionários da organização.

6. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com