TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EM RH

Tese: GESTÃO EM RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

Entrevista:

• Qual o foco da empresa?

R. Com base na capacitação e aprimoramento profissional, Foco Assessoria Empresarial e Contabilidade, diferenciação no ramo que atua, tem como missão o desenvolvimento da prestação de serviço personalizada de acordo com as necessidades do parceiro/cliente.

• Como e realizado o processo de seleção e recrutamento?

R. Não temos nenhum processo específico. Apenas analisamos os currículos, fazemos a entrevistas e analisamos se a alguma indicação de amigos do ramos.

• A algum treinamento de especialização para funcionários?

R. Observamos quando o funcionário necessita e quando a alguma atualização.

• Colaboradores que estão sempre se sobressaindo ha alguma recompensa, e os que não tem um bom desenvolvimento?

R. Financeira não. Porem estamos sempre observando e dando este funcionário com exemplo.

• Como a empresa lida em relação a conflitos entre funcionários e lideres?

R. Avaliamos onde e o problema e tentamos melhorar. Tentamos trocar as pessoas de função e setor.

Esta entrevista foi feita com a Contadora Nelma Alves da Silva Lima, possui uma contabilidade situada a Av. Nossa Senhora de fatima, N 2166, Carlos Prates em Belo Horizonte/MG, Inscrita na junta comercial com o CNPJ 09.124.090/0001-06 telefone para contato (31)3241-1432.

Observamos que o comprometimento da líder da contabilidade e de sempre manter a ordem entre colaboradores e lideres.

Definição de Gestão de Pessoas

Gestão pessoas é um conjunto de estratégias elaboradas e realizadas por

um gestor numa organização pública ou privada. É a classificação de cada pessoa em seu grupo (empresa, organização). Classificando e orientando cada colaborador (empregado) em suas funções e habilidades.

A sociedade está sempre passando por grandes mudanças, e as organizações inseridas nela sofrem influencia e influenciam também, aprendendo ou ensinando umas as outras... As empresas, assim como os indivíduos, aprendem continuamente por influencia desse ambiente.

A organização desenvolve vários mecanismos por intermédio de procedimentos e rotinas que passam a fazer parte de sua cultura.

Mudança exige comprometimento, envolvimento; cabe a um bom gestor estabelecer objetivos claros para com o grupo (colaboradores). O grupo em geral precisa conhecer e perceber onde está o caminho certo a ser percorrido. Conhecer todas as normas e regras.

Toda mudança deve ser bem definida; todos devem saber o estado atual do grupo e qual será a mudança que irão sofrer. Esse é o momento de planejar; levando em consideração que cada indivíduo possui habilidade diferente quando devidamente estimulados e desenvolvidos; que podem trazer para as organizações muitas contribuições.

Relatório

No início o filme quer nos mostrar que tempo é dinheiro. Observamos depois as pessoas indo rumo ao ambiente de trabalho, correndo desesperadas para as indústrias. Vivendo como máquinas, são obrigados a se comportarem como se fossem objetos automáticos. O filme critica o capitalismo e também a sociedade industrial, a falta de qualidade de vida e seus propósitos. É retratado também homens sem identidade, homens maltratados, como se fossem objetos, sem sentimentos, sem direitos, sem opinião, preocupando somente com os lucros das indústrias e seu crescimento, levando as pessoas a criminalidade e a escravidão.

Protestos são feitos, mas as autoridades não permitem e partem para a violência. As mulheres principalmente, não tem direito a nada, a não ser cuidar do seu lar e dos seus filhos.

Observamos que o filme é um pouco futurista, pois várias tecnologias existentes no filme não existiam naquela época.

Comparando “Tempos Modernos” com a “Moderna Gestão de Pessoas”, nota-se que nos tempos de hoje, mudou muito, e mudou para melhor com toda certeza. As pessoas são mais valorizadas e bem recompensadas nas organizações. Tendo direitos estabelecidos por lei e qualidade de vida melhor.

Hoje são tratados como seres humanos e não máquinas, obtendo sucesso pessoal e de seu grupo. E as organizações dependem das pessoas para a produzirem seus bens e serviços.

Portanto as organizações estão investindo cada vez mais nas pessoas valorizando seus conhecimentos, suas habilidades e comprometimentos que são indispensáveis em uma organização.

Evolução

Nosso propósito foi de estudar a evolução de Recursos Humanos em relação ao Departamento De Pessoal. A fim de compreender o atual estado da Gestão de Pessoas, suas particularidades e suas abordagens sobe o programa de incentivo destacando as importâncias, os tipos utilizados, as vantagens e os benefícios proporcionais.

Portanto podemos dizer que e uma contribuição mutua entre pessoas.

Ressalta que o mercado competitivo, dinâmico e mutável, faz com que as organizações busquem por pessoas mais interessadas, satisfeitas e com comprometimento.

As organizações constituem de pessoas e dependentes delas para chegarem em seus objetivos. Visando cumprir seus objetivos em menos tempo.

Visando o bom resultado através da dinâmica da organização.

Tendo sempre como ferramenta principal a melhora de gerenciamento, estimulando o colaborador a atingir seus objetivos e metas.

Executando e viabilizando o processo de maneira ágil, flexível e eficiente, dotadas de necessidades e desejo. Dispondo sua capacidade, habilidades e conhecimentos gerados.

Lembrando que a valorização que o colaborador recebe, contribui para o crescimento e prosperidade de ambos. Pois estimula a eficiência, produtividade e desempenho. Assim conseguindo bons resultados.

Admissão e anotações na Carteira

De acordo com o Art. 29 e 41 da CLT

A empresa tem ate 48 horas para fazer as anotações na carteira.

Deve constar a função para o qual o empregado foi contratado, Salário, Percentual de comissão (quando for o caso)etc.

Contrato de Experiência

No Art. 445 parágrafo único da CLT.

Ao ser admitido o trabalhador passa por um período de experiência. Esse contrato pode ser prorrogado por apenas 1 vez. Com o prazo Maximo de 90 dias;

Este contrato devera ter 2 vias, uma para a empresa e outra para o funcionário devendo ser assinada por ambos.

Caso algum deles quebrar o contrato devera pagar ao outro a metade do dias que faltam para o fim do contrato.(Art. 479 da CLT).

Aviso prévio proporcional

O trabalhador que tiver mais de um ano e um dia em uma instituição terão três dias acrescidos em seu aviso prévio. Ou seja, quem tiver trabalhado por um ano e um dia terá 30 dias de aviso, quem tiver mais de dois anos 36 dias de aviso e assim por diante.

Em caso de aviso trabalhado o funcionário receberá suas verbas rescisórias um dial útil após o termino do aviso. Em caso de aviso indenizado a instituição terá dez dias a contar do dia posterior a notificação.

Demissão sem justa causa (de acordo com o artigo 477 da CLT)

Direitos de um funcionário demitido sem justa causa:

• 13° salário proporcional aos meses trabalhados. Incluindo o aviso;

• Férias vencidas ou proporcionais;

• Comissões, DSR horas extras, prêmios, gratificações e adicionais (se tiver);

• Saldo proporcional aos meses trabalhados (para os comerciários);

• FGTS

• Multa de 40% sobre o valor total do FGTS;

• Seguro desemprego.

Pedido de demissão (de acordo com o artigo 477 da CLT)

O funcionário que pedir demissão perde os seguintes benefícios:

• O FGTS fica retido;

• Multa de 40% sobre o valor total de FGTS;

• Seguro desemprego.

Em caso de não cumprimento de aviso por opção do funcionário a intuição poderá descontar esse valor no momento da homologação.

Tendo direito a:

• 13° salário proporcional aos meses trabalhados;

• Férias mais 1/3;

• Comissões, DSR horas extras, prêmios, gratificações de saldo de salário;

• Abono proporcional aos meses trabalhados.

Descontos nas recisões (de acordo com o artigo 477 da CLT)

• INSS;

• INSS sobre o 13º;

• Vale refeição;

• Vale transporte

• Aviso prévio (caso o funcionário se recuse a cumpri-lo);

• Débitos vencidos;

• Despesas de plano de saúde até 30% do valor liquido do TRCT;

• Adiantamento se salário.

Seguro desemprego ( lei federal 7.998/1190)

Para solicitar o seguro desemprego o trabalhador deve fazer o agendamento através do site do ministério do trabalho. Neste site o trabalhador terá todas as informações sobre quais os documentos necessários para solicitar o seguro desemprego e como efetivar esta solicitação e também sobre quantas parcelas terá direito.

Este pedido de seguro desemprego deverá ser feito em até 120 dias a partir do dia do desligamento do funcionário.

A moderna gestão de pessoas tem como objetivo principal ajudar a organização (empresa) alcançar seu objetivo,cumprir sua missão ,competir com as demais ,trazer para as organizações colaboradores bem treinados e bem motivados,aumentar a satisfação de seus colaboradores no trabalho.

Por fim proporcionando o crescimento não só da organização, mas de todos colaboradores em geral.

Estudo sobre a Relação entre Empregador e Empregado

Através deste estudo conseguimos identificar duas situações:

Primeiro - Empregador é o que assume todos os riscos do negócio, entre eles esta a atividade econômica, admissão dos funcionários, os proventos e toda a prestação dos serviços de seu pessoal.

Segundo - Empregada é uma pessoa física que presta o serviço de natureza não eventual ao empregador.

Como o trabalho é de suma importância na vida do ser humano, podemos dizer então que é desta conexão ele se integra com a sociedade e assim tira o sustento de sua família.

Antes de a Burguesia assumir o poder a exploração dos trabalhadores era repudiada pela igreja. Após concessão do governo burguês esta atividade de exploração ficou desordenada,ou seja, a exploração do trabalhador dentro das organizações ficou maior. O Empregado se viu na obrigação de vender sua mão de obra todos os dias, não importava se dia ou noite, ficando a disposição de seu Empregador. Com o aumento da mão de obra o salário passa a ter o valor igual ao dos meios de sobrevivência do operário. O valor pago ao funcionário pelo esforço ao executar suas atividades acaba sendo apenas para sua subsistência. O empregador nesta época não poupava nem mulheres nem crianças nas fábricas, onde era a maior concentração de trabalhadores. A exploração era tamanha que a jornada de trabalho chegava a ser de até 18 horas.

Com o maquinário o empregado se vê diante de um exercito de produção, tornado-se escravo de seu empregador.

A relação entre trabalhador e trabalho fica pior se observarmos que as condições sub-humanas que estes profissionais ficavam expostos acabavam contribuindo para uma visão negativa, que ao contrario do esperado que seria trazer realização ao trabalhador. O pior de tudo é que estes trabalhadores não tinham sequer o local descente para exercer suas funções. Em muitos casos o lugar não oferecia segurança muito menos garantia sua vida. Este se sente escravizado pelo seu meio de ganhar a vida. Como nos dias atuais o trabalhador deveria pensar em seu crescimento e assim ele tomaria consciência de suas reais condições de trabalho. Não podemos fazer estas criticas a todos os tipos de relação de emprego, somente á aquelas que não respeitam as leis e o ser humano. Os empregados são explorados por vários setores, mesmo que por acordos feitos entre as duas partes.

Na execução de qualquer tarefa, se o funcionário se sentir motivado fará uma grande diferença. Um detalhe importante que devemos ressaltar é que todo empregado é um trabalhador, mas nem todo trabalhador é empregado. Este profissional tem autonomia para exercer suas atividades sem a dependência de nenhum superior.

No ambiente de trabalho não se pode tirar o direito da pessoa em ser ela mesma independente da situação. No caso de furto em uma empresa a revista íntima não pode sobrepor os valores pessoais, como a dignidade do ser humano.

Não podemos dizer que o empregador que tem o poder dentro sua empresa se torne uma coisa abusiva, extrapolando os limites desta relação Empregador e Empregado. Esta deve ser de formas respeitosas e ambas as partes agir com boa fé, ética e sobre tudo com solidariedade.

Higiene e segurança no trabalho

A higiene no trabalho esta ligada diretamente aos procedimentos adequados em proteger a saúde física e mental dos trabalhadores, segundo as normativas regulamentadas.

Ainda segundo as NRS a higiene no trabalho livra estes profissionais de doenças ocupacionais. Esta tem por sua vez o caráter preventivo em promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando assim a ausência do profissional em suas atividades na empresa.

É considerado doentio o ambiente de trabalho com temperatura e umidade inadequados. No dia a dia dos trabalhadores estes devem estar bem equipados com roupas adequadas. O uso de equipamentos adequados para a segurança do funcionário evita acidentes e possíveis perdas por falta destes. É necessária a conscientização de cada profissional sobre o uso dos EPIs, máscaras, luvas e roupas adequadas para cada ambiente em que eles trabalham. Esta pequena ação demonstra o reconhecimento da empresa em relação ao trabalhador e ajuda em sua qualidade de vida. É muito comum que os funcionários reclamem dos equipamentos de segurança por incomodar e até mesmo impedi-los de efetivar suas atividades. Os trabalhadores devem pensar que a falta destes equipamentos pode trazer prejuízos para si mesmo e para a empresa. O principal objetivo é prevenir o bem maior que é a vida.

Não bastam apenas equipamentos segurança, as empresas também precisam oferecer máquinas adequadas para os trabalhadores, estas devem estar em perfeito estado de conservação e também ter de preferência trava de segurança. Um treinamento de qualidade é de extrema necessidade para se evitar acidentes com o maquinário no ambiente de trabalho. Independente da situação se o funcionário se recusou a usar os equipamentos de segurança ou até mesmo pela falta dos mesmos, se um funcionário apresentar problemas de saúde a responsabilidade será toda da empresa. A empresa não é obrigada a permanecer com o funcionário que se recusar a usar os equipamentos de segurança, ela pode demiti-lo a qualquer momento por justa causa.

São várias as formas de prevenção acidentes dentro das empresas:

• Uso de ferramentas e equipamentos adequados;

• Redução do ritmo de trabalho;

• Redução da jornada de trabalho.

• Pausas para descanso, dentre outros.

Estas mudanças se fazem toda a diferença dentro do ambiente de trabalho. Não podemos permanecer com os mesmo hábitos, é necessário mudar as condições de trabalho, e assim teremos maior segurança e higiene no ambiente de trabalho.

Desta forma vemos que o funcionário tem a necessidade de ser reconhecido e quando isto não ocorre a empresa pode perder este profissional por desmotivação. A partir do momento que o funcionário entra na empresa ele pode obter reconhecimento positivo ou negativo.

Quando o funcionário se sente motivado eles desempenham de forma muito mais eficaz suas atividades.

O ideal é que o trabalhador tenha liberdade em fazer suas atividades sem a intervenção de nenhum superior o inibindo de exercer suas atribuições.

...

Baixar como  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »