TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL,NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL-UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Monografias: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL,NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL-UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  5.321 Palavras (22 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1 Gestão financeira e orçamento empresarial.........................................................4

2.2 Conceito de Gestão Financeira............................................................................4

2.3 Gestão financeira e fluxo de caixa.......................................................................5

2.4 Principais decisões de inventimento....................................................................5

2.5 Risco e Retorno...................................................................................................6

2.6 Principais tipo de orçamento................................................................................7

2.7 Pontos positivos do orçamento para gestão........................................................8

3 Noções de Atuária...................................................................................................9

3.1 Conceito de atuária..............................................................................................9

3.2 Previdência no Brasil.........................................................................................10

4 Direito Empresarial................................................................................................10

4.1 Sociedade empresariais e sociedades simples..................................................11

4.2 Obrigações dos empresários e sociedades empresariais...................................12

5 CONCLUSÃO........................................................................................................13

REFERÊNCIAS.........................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Cada vez mais, nota-se que, as empresas estão adotando estratégias que visem à competitividade e permanência no mercado.

Nesse sentido, muitos estudos apontam que um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações, principalmente as micros e pequenas empresas, está relacionado com a falta de gestão financeira adequada.

Visto que, a gestão financeira assume um importante papel dentro das organizações e tem como condição básica manter a organização permanente em situação de liquidez, ou seja, assegurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.

Portanto, pode-se deduzir que o fluxo de caixa é um instrumento indispensável para a gestão. Além do mais, juntamente com outras ferramentas de análise e controle econômico-financeiro, servem de subsidio para agrupar informações necessárias para o processo de tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de

grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a

serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com mão de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.

O orçamento deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.

Depois de analisado os fatores externos, se torna necessária a análise interna que avalia os recursos humanos como investimentos, sistemas de informação, equipamentos, tecnologia e capacidade de produção para que tudo favoreça a elaboração perfeita do orçamento.

Depois que tudo estiver no plano de trabalho, começa a etapa mais importante do orçamento que vem a ser o seu acompanhamento diário, pelo controle, que utiliza

o mesmo para gerenciar a empresa e nesse momento esse profissional tem que ser

ético o suficiente para transpassar aos gestores as informações corretas extraídas dos relatórios gerados, como o fluxo de caixa e balanço e estudar a situação da economia criteriosamente, para juntos corrigir e mudar o que for necessário afim de que se faça cumprir as metas propostas.

2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL.

A gestão financeira de uma empresa envolve um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômico-financeiros, através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras. Esse conjunto de ações e procedimentos relaciona-se, por exemplo, com: conhecimento das disposições de natureza fiscal; cumprimento de obrigações perante os seus empregados, nomeadamente junto da Segurança Social e das Finanças; e potenciação da eficiência operacional.

Cabe ao Gestor Financeiro de uma empresa, a função de analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade, auxiliar nas decisões tomadas na empresa; planejar, avaliar e gerenciar as pessoas e processos nos negócios e serviços da empresa, sempre em busca de maior qualidade, produtividade e competitividade.

2.2 CONCEITOS DE GESTÃO FINANCEIRA

Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com