TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Exames: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão financeira e orçamento empresarial.

É importante a empresa ter um gestor financeiro, tem como principal objetivo planejar, controlar e avaliar tática de gestão para atingir o equilíbrio e a saúde financeira da empresa. Visa também maximizar os resultados esperados, tanto econômicos como financeiro que são decorrentes das atividades operacionais, as atividades da gestão financeira são as analises, decisões atuação relacionadas aos meios financeiro, tão necessário às atividades da empresa. O gestor aplica de forma criteriosa is recursos financeiros da entidade, atribuindo valor de prioridades e realizado uma análise financeira, verificando a viabilidade econômica e financeira dos investimentos. Esse conjunto de ações e procedimentos relaciona-se, por exemplo, com: conhecimento das disposições de natureza fiscal, cumprimento de obrigações perante os seus empregados, nomeadamente junto da segurança social e da finanças, e potenciação da eficiência operacional.

Orçamento empresarial é a ação ou efeito de orçar cálculos dos gatos com a realização de qualquer obra ou empresa. É o instrumento integrante de processo de planejamento controle operacional de qualquer empresa, independente do porte ou da atividade econômica. Em geral as empresa procuram planejar e controlar suas atividades operacionais através da técnica orçamentária. As tarefas são formalizadas e sistematizadas para que possam ser executadas normalmente, durante o processo de implementação. Portanto caberá ao administrador financeiro verificar as diferenças entre o orçado e o planejado, com o intuito de implementar as mudanças necessárias, quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.

2.1 Conceito de Gestão financeira

A gestão financeira é uma das tradicionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários a atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas a obtenção, utilização e controle de recursos financeiros desta forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicações.

As grandes ações e decisões da gestão financeira podem ser sintetizadas da seguinte forma: Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais. Assegurar a rendilibidade dos capitais investidos pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos, garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários que a atividade corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.

2.2 Gestão financeira e fluxo de caixa

A demonstração do fluxo de caixa identifica as fontes de gerações dos fluxos de entrada de caixa, os itens de consumo de caixa durante o período coberto pelas demonstrações contábeis e o saldo do caixa na data das demonstrações contábeis. As informações do fluxo de caixa de uma entidade são as entradas e saídas de caixa e de equivalentes de caixa. Essas informações são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis, uma base de informações para comprovação de conduta de responsabilidade na gestão de patrimônio por meio da prestação de contas e para tomada de decisões.

Gestão financeira envolve um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômico-financeiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com