TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL.

Ensaios: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 4

2.1 IREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL 6

2.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS 7

2.3 PENALIDADES QUE O CONTADOR PODERÁ SOFRER 8

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 9

4 SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO 10

5 A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE 12

6 ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRETÉGIAS 13

7 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.

O fluxo de caixa é um instrumento indispensável para a gestão. Além do mais, juntamente com outras ferramentas de análise e controle econômico-financeiro, servem de subsidio para agrupar informações necessárias para o processo de tomada de decisão.

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A gestão financeira de uma empresa deve desenvolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam aumentar os resultados econômicos e financeiro através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras, e para isso acontecer deve-se sempre em primeiro lugar, fazer um bom planejamento financeiro. E isso não é tarefa fácil, por isso que o gestor deve se prevenir com todas as ferramentas que auxiliem nessa tarefa.

O orçamento empresarial é uma parte importante do planejamento financeiro, e tem como objetivo identificar os componentes do mesmo. WELSCH (1983), define o orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido.

O orçamento nada mais é que uma simulação de algo provável dentro de um objetivo maior da empresa, na maioria, projetos, planos futuros, objetivos a serem alcançados, o qual se utiliza de acontecimentos passados e da situação atual organizacional, para simular uma situação futura da empresa. Seria uma projeção de supostos acontecimentos, com a intenção de se antecipar aos mesmos, através de uma série medidas que deverão ser tomadas, a fim de alcançar os melhores resultados possíveis. (SANTOS;BAZOLI, 2009).

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e financeiros gerados pelas operações empresariais.

Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros, determinação das necessidades dos recursos financeiros, planejamento e inventário dos recursos disponíveis, captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições), e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

A gestão financeira usa como um dos instrumentos o fluxo de caixa, que projeta para períodos futuros todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

O fluxo de caixa é um instrumento indispensável para a gestão. Além do mais, juntamente com outras ferramentas de análise e controle econômico-financeiro, servem de subsidio para agrupar informações necessárias para o processo de tomada de decisão.

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS

Segundo Assaf Neto (2005), os tipos de investimentos dependem da

situação em que a empresa encontra-se em um dado momento. As tomadas de decisões são feitas em ambientes sob constantes mudanças, onde o risco e a incerteza preponderam no contexto em que a empresa está inserida.

Uma vez que o ato de decidir é uma função que envolve a maior relação custo-benefício, uma decisão tomada deverá causar efeitos no futuro, embora não se possam estabelecer esses efeitos ou dispor de instrumentos para detectá-los e quantificá-los.

Tomada de decisão, deve receber certo cuidado por parte dos gestores, o resultado pode significar tanto o fracasso quanto o sucesso da organização.

2.4 RISCO E RETORNO

Existem diferentes tipos de risco que vai ter de compreender para decidir se determinado investimento se adéqua a si. Alguns destes riscos que se encontram sempre incluem:

• Risco de mercado - os riscos que provêem dos movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista.

• Risco político - o risco de determinado país mudar políticas que afetam aquilo em que se investiu.

• Risco de taxas de juro - o valor do investimento pode ser afetado pela variação das taxas de juro.

• Risco de crédito - quando determinada empresa ou indivíduo consegue pagar o que lhe foi emprestado ou os juros desse valor.

• Risco de país - o risco associado ao fato de determinado país não ser capaz de pagar as suas obrigações.

• Risco de câmbio externo - quando as variações das taxas de câmbio de determinado país afetam o investimento.

A relação entre risco e retorno é simples, ambos andam de mãos dadas. Santos e Bazoli concordam que;

Tanto retorno quanto risco são pontos-chaves de sucesso e afetam de maneira diretamente proporcional as decisões da organização principalmente do administrador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com