TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Artigo: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4

1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA 4

1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 5

1.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO 6

1.4 RISCO E RETORNO 6

1.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 7

1.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 8

2 NOCÕES DE ATUÁRIA 10

2.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA 10

2.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 10

3 DIREITO EMPRESARIAL 12

3.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES 12

3.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS 12

4 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

O trabalho Abaixo irá abranger assuntos onde serão citados tópicos, referentes a Gestão Financeira e Orçamento empresarial, com conceitos de Gestão financeira e fluxo de caixa, abrangera também assuntos sobre as decisões de investimento, tipos de orçamentos, conceitos de atuária, Previdência Social, sobre obrigações dos Empresários e Sociedades Empresariais.

1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Através das pesquisas entende-se que gestão financeira e orçamento empresarial, é um elemento fundamental no processo de gestão, pois evidencia de forma ampla os principais conceitos, características tipos de orçamento e aborda também o impacto dos principais orçamentos na tomada de decisão, examinando de forma ampla algumas etapas do processo financeiro, relatando também conceitos e objetivos da administração financeira e do administrador, orientando sobre seu papel e as áreas de atuação dentro de uma determinada empresa.

1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

Gestão significa gerenciamento, onde existe uma empresa, uma entidade social de pessoas a ser gerida ou administrada, a GESTÃO FINACEIRA é uma área funcional presente em toda e qualquer organização, sendo uma área tradicional que vem crescendo ao longo do tempo com extrema importância dentro das empresas. É responsável por viabilizar a atividade fim da empresa através da alocação de recursos, é na gestão financeira que as analises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários a atividades da organização. A função financeira integra todas as tarefas ligadas a obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.

A atuação do setor financeiro resume-se em uma integração da obtenção de recursos, utilização destes e por fim controla-los. Essa integração traz duas respostas as empresas: Controle estável da operação= onde é essencial que o custo necessário para a operacionalização do negocio (ex: estoque) tenha estabilidade de forma a permitir que os compromissos e demandas não sofram impactos. Rentabilidade: Toda empresa com fim lucrativo deve ter sua atenção voltada a rentabilidade da operação, caso a empresa não seja rentável não tem porque permanecer operando. Esta analise é realizada, levantada e acompanhada pelo setor de finanças da empresa.

1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

Fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira que analisa para períodos futuros todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período analisado. Fica fácil a elaboração, para as empresas que caminham com os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado como controle e principalmente, como instrumento na tomada de decisões. O fluxo de caixa deve ser considerado como estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa, através das informações do fluxo de caixa o empresário pode elaborar a estrutura gerencial de resultados, a analise de sensibilidade, calcular a rentabilidade, a lucratividade o ponto de equilíbrio e o prazo de retorno do investimento.

• Etapas do ciclo de fluxo de caixa:

• Etapa 1 : receber pagamentos – recebe os pagamentos dos produtos e serviços vendidos.

• Etapa 2 : gerenciar o dinheiro – essa etapa gerencia o dinheiro que entrou na empresa.

• Etapa 3 : fazer pagamentos – pagar no tempo certo, ajuda a manter o fluxo de caixa organizado, e ajuda a evitar problemas, com finalidade de facilitar o cartão de credito, permite assim agilidade nos pagamentos de despesas diárias tais como material de escritório, viagens, veículos e outros custos diversos, com isso a empresa tem um bom histórico, com bancos e provedores, adquirindo credibilidade.

• Etapa 4 : financiar compras – para os pagamentos efetivados com cartão de credito, deve-se avaliar quais são os juros e as datas de pagamento, verificar se os valores estão dentro do orçamento mensal previsto.

• Etapa 5 : controlar o estoque – essa etapa refere-se ao controle do estoque da empresa, há diversos momentos em que a empresa se depara com um nível de estoque excedente, isso pode prejudicar, pois a unidade de estoque não vendida representa dinheiro que está amarrado e não pode ser utilizado para pagar compras, ou para investir, portanto é recomendável que a empresa tente vender o estoque de forma ágil, o objetivo é de obter mais velocidade na volta do dinheiro para o negocio.

1.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO

Decisões de investimento referem-se tanto a administração da estrutura do ativo quanto, à implementação de novos projetos. A grande concorrência esta entre as modernas economias de mercado, onde obriga as empresas a se manter tecnologicamente atualizadas. Nenhuma empresa pode sentir-se segura em boa posição, pois a qualquer momento algum concorrente pode aparecer com um produto melhor e mais barato. Por esse motivo as empresas são obrigadas a desenvolver continuamente novos projetos, pois uma decisão inadequada poderá comprometer irremediavelmente o seu futuro.

1.4 RISCO E RETORNO

O risco e retorno associados a qualquer tipo de investimento são as duas faces da mesma moeda, ou seja, quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com