TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA II

Artigos Científicos: GESTÃO FINANCEIRA II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  5.255 Palavras (22 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 22

Conceitos:

Ação ordinária (ON)

1 - São as menos negociadas. Dão direito a voto na Assembleia Geral (AGE ou AGO), o que permite participar da eleição da diretoria (conselho) da empresa que emitiu. No entanto, quando ocorre uma distribuição de dividendos, os proprietários de ações ordi-nárias só os receberão depois que os titulares das ações preferenciais tenham recebido o seu percentual fixo.

Economia Uol, Ação Ordinária. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/dicionario-financeiro/>. Acesso em: 15 de Abril de 2014.

2 - Ação ordinária (ON)

De acordo com Gitman (2003, p 50) uma empresa pode obter capital próprio, ou parti-cipação acionaria, vendendo ações ordinárias ou preferenciais. Os verdadeiros donos de empresas comerciais são os acionistas ordinários. Esses são chamados ás vezes de donos residuais, porque recebem o que resta – o resíduo – depois que todas as reivindicações sobre o lucro e os ativos da empresa foram satisfeita. Eles só têm uma garantia: não podem perder mais do que investiram na empresa. Como resultado dessa posição geralmente incerta, os acionistas ordinários esperam ser compensados com dividendos adequados e, em última instância, ganhos de capital.

Gitman, Lawrence Jeffrey / Administração Financeira: Uma Abordagem Gerencial. –São Paulo: Addison Wesley, 2003

Comentário: É uma ação que dá direito ao voto na assembleia geral, porém a preferen-cia quando há a divisão de dividendos é para quem tem a ação preferencial.

Ação preferencial (PN)

1 - São as mais negociadas. O proprietário destes papéis tem o direito a um percentual fixo dos lucros e os recebe antes que os acionários titulares de ações ordinárias. No en-tanto, não têm direito a voto na eleição da diretoria. Algumas empresas diferenciam as séries de papéis lançados no mercado por letras, como por exemplo PNA, PNB, PNC.

Economia Uol, Ação Preferencial. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/dicionario-financeiro/>. Acesso em: 15 de Abril de 2014.

2 - Ação preferencial

De acordo com Gitman (2003, p 52) as ações preferenciais dão a seus detentores certos privilégios que devem ser atendidos antes dos acionistas ordinários. Os acionistas prefe-renciais têm a promessa de um dividendo periódico fixo, declarado como porcentagem ou como montante em dólares. A maneira como o dividendo é especifico** depende de as ações preferenciais terem valor nominal, que, como nas ações ordinárias, é um valor declarado relativamente inútil, estabelecido para fins legais.

Gitman, Lawrence Jeffrey / Administração Financeira: Uma Abordagem Gerencial. –São Paulo: Addison Wesley, 2003

Comentário: A ação preferencial como o próprio nome diz dá preferencia no recebi-mento dos lucros, sendo eles fixos, porém não tem direito ao voto na assembleia.

Derivativos

1 - Derivativos são instrumentos financeiros que têm seus preços derivados (daí o nome) do preço de mercado de um bem ou de outro instrumento financeiro. Por exemplo, o mercado futuro de petróleo é uma modalidade de derivativo cujo preço é referenciado dos negócios realizados no mercado à vista de petróleo, seu instrumento de referência. No caso de um contrato futuro de dólar, ele deriva do dólar à vista; o futuro de café, do café à vista, e assim por diante.

Souza Barros, Derivativos. Disponível em: <https://www.souzabarros.com.br/Aprendaainvestir/Derivativos.aspx>. Acesso em 15 de Abril de 2014.

2 – São instrumentos financeiros cujo preço de mercado deriva do preço de mercado de um ativo/ bem ou outro instrumento financeiro que lhe serve de referencia.

Terra Futuros, Derivativos. Disponível em: <http://www.terrafuturos.com.br/mercados_derivativos.php> . Acesso em: 20 de Abril de 2014.

Comentário: É um instrumento financeiro que serve para a realização de aplicações financeiras que são derivadas de outros valores.

Alavancagem:

1 - Os derivativos têm grande poder de alavancagem, já que a negociação com esses instrumentos exige menos capital do que a compra do ativo à vista. Assim, ao adicionar posições de derivativos a seus investimentos, você pode aumentar a rentabilidade total deles a um custo menor.

Souza Barros, Derivativos. Disponível em: <https://www.souzabarros.com.br/Aprendaainvestir/Derivativos.aspx>. Acesso em 16 de Abril de 2014.

Alavancagem:

2 - Segundo Gitman, Lawrence J, (2009, p. 418) “A alavancagem é o uso de ativos ou recursos com um custo fixo, a fim de aumentar os retornos dos proprietários da empre-sa”.

GITMAN / PRINCIPIOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - 7. Ed. - SÃO PAULO: HARBRA; 2002

Comentário: A alavancagem tem como objetivo aumentar o capital da empresa, tendo um retorno do que foi investido, no caso os ativos da empresas, ou os recursos que a mesma possui. A mesma permite que o investidor mais do que a capacidade financeira que se possui permitiria.

SOCIEDADES ANONIMAS DE CAPITAL ABERTO OU FECHADO

1 - As sociedades anônimas podem ser constituídas de duas formas, capital aberto ou capital fechado. Assim prescreve o artigo 4º da Lei das Sociedades Anônimas: socieda-de aberta é aquela em que os valores mobiliários (ações, debêntures, partes beneficiárias etc.) são lançados para negociação nas bolsas de valores ou mercado de balcão, devendo ser registrada e ter seus valores mobiliários registrados perante a CVM (Comissão de Valores Mobiliários); na sociedade fechada não há emissão de valores mobiliários ne-gociáveis nesses mercados.

Caso a sociedade seja aberta, será sucessiva ou pública; se for fechada, ela pode ser si-multânea ou particular. Para a sucessiva ou pública, a entidade deve seguir certas fases para se estabelecer, como por exemplo, a elaboração de boletins de subscrição (que são registrados na Comissão de Valores Mobiliários); oferta de subscrição das ações ao pú-blico; convocação de subscritores e realização da assembleia de constituição; remessa do estatuto e atas das assembleias para a Junta Comercial e finalmente, a publicação da certidão do arquivamento no jornal oficial. Já a constituição simultânea ocorre com a elaboração de boletins de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com