TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO LOGISTICA ESTRATÉGICA DE DESPESAS

Projeto de pesquisa: GESTÃO LOGISTICA ESTRATÉGICA DE DESPESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTO LOGÍSTICO

PEREIRA, Rogério

COLOMBO, Kamila

RESUMO

O controle de custo da Logística tradicional, tem se mostrado obsoleto no gerenciamento do controle de custo. Em decorrência disso, surgiram novos conceitos integrados em sua gestão, sendo, fundamental o reconhecimento nas transformações que estão ocorrendo no mundo dos negócios. As empresas estão em busca de vantagens competitivas, visando agregar valor a seus produtos para que o mesmo se torne mais competitivo no mercado, e conquiste a satisfação de clientes e consumidores finais. O objetivo da pesquisa bibliográfica sobre o estudo do Gerenciamento Estratégico de Custos Logístico tem como base a aplicação de um modelo vencedor, através de processos enxutos e padronizados com foco na eliminação de desperdícios, e assim, fica fundamental o reconhecimento do importante papel do gerenciamento estratégico e controle de custo sobre as atividades logísticas. O resultado foi que a cada dia, as empresas, percebem que o gerenciamento e controle dos custos logísticos dentro da cadeia de suprimento, é um elemento estratégico na gestão desse processo, sendo que o foco das empresas é voltado para que possam avaliar seus resultados e desempenhos.

Palavra Chave: Custo, Vantagens, Resultados

1. INTRODUÇÃO

O grande desafio para as empresas atuais é obter uma maior participação no mercado. Para tanto, devem oferecer produtos de alta qualidade, a um preço competitivo.

As medidas de alcance desta meta devem estar voltadas para a medição do desempenho global da empresa, que deve ser avaliado dia-a-dia.

O Controle de Custo Logístico atualmente em prática têm se mostrado obsoleto diante do ambiente competitivo que as empresas atuais enfrentam. O sistema de processos e controle de custo atual não atende às necessidades atuais de administração estratégica de controle de custos.

Para atender às necessidades atuais das empresas, surgiram novos conceitos de gestão de custos e processo. Entre eles, surgiu o Gerenciamento Integrado de Controle de Custos Estratégico Logístico dentro da Cadeia de Suprimento, apresentado neste trabalho. A técnica de Controle Estratégico de Custos Logísticos é uma importante ferramenta gerencial, que permitirá um melhor entendimento e uma melhor utilização de seus ativos operacionais e infraestrutura, e consequentemente, melhores condições de competitividade, além de evitar que serviços sejam super ou sub-custeados, minimizando os impactos negativos na elaboração dos preços aos clientes.

Neste trabalho, busca-se através de uma ampla revisão bibliográfica mostrar como a aplicação do Gerenciamento Estratégico de Custos Logísticos pode tornar a empresa mais competitiva e alcançar sua meta.

2. LOGÍSTICA

Durante a década de 1980, houve uma mudança da especialização funcional do transporte, armazenagem e embalagens para uma abordagem de sistema mais integrada, para assim coordenar os diferentes subsistemas logísticos funcionais. Atualmente, a logística é vista como um paradigma específico ao gerenciamento dinâmico de fluxos em redes intra e interorganizacionais. Assim, a logística atual empregou o termo, como um sinônimo, de gerencialmente da cadeia de abastecimento, surgindo de uma perspectiva funcional para um enfoque de gerenciamento geral ao marketing, como a diferença de que a logística e não somente a orientação ao cliente é focada, como também o gerenciamento eficiente e eficaz de cada fluxo na cadeia de valor: produtos, informações e idéias. (Rezende, 2005)

A logística operacional e fragmentada se divide em vários departamentos e com o advento da visão por processos. No Brasil no início da década de 1990, aprendemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com