TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO POR COMPETÊNCIA : NOVOS RUMOS NA GESTÃO DE PESSOAS

Artigos Científicos: GESTÃO POR COMPETÊNCIA : NOVOS RUMOS NA GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  3.901 Palavras (16 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 16

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: NOVOS RUMOS NA GESTÃO DE PESSOAS

Alex Castro da Silva

Fábio Sena Salazar

Maikell Franklin Jose Moises

Yara de Menezes Castro Ribeiro

Resumo: O presente artigo procurou mostrar o cenário competitivo e a necessidade de desenvolvimento gerencial para acompanhar as mudanças desejadas no ambiente organizacional. Propõe ainda, um estudo da gestão por competências com uma das técnicas mais promissoras para a reflexão e busca de soluções efetivas para essa problemática, o qual potencializa a área da gestão de pessoas. Apresentam-se, neste contexto, os principais conceitos, práticas e princípios da metodologia de orientação de gestão como meio de se tratar a questão de competência a partir da especificidade de cada organização. Destaca-se o conceito em uma abordagem empresarial dentro de uma empresa, com características individuais implantadas no processo de desenvolvimento teórico, sendo adotadas pelas empresas no processo da gestão por competências. Enfatizou-se o foco em gestão na liderança, fator de diferenciação salarial, avaliações e seleções de desempenho.

Palavras-Chave: Gestão Por Competências. Desenvolvimento Gerencial. Gestão Na Liderança.

Abstract: The present article tried to show the competitive scenery and the need of managerial development to accompany the changes wanted in the organizational atmosphere. He/she still proposes a study of the administration for competences with one of the most promising techniques for the reflection and search of effective solutions for that problem, which potentiates the area of the people's administration. They come, in this context, the main concepts, practices and beginnings of the methodology of administration orientation as middle of treating the competence subject starting from the specificity of each organization. He/she stands out the concept inside in a business approach of a company, with individual characteristics implanted in the process of theoretical development, being adopted by the companies in the process of the administration for competences. The focus was emphasized in administration in the leadership, factor of salary differentiation, evaluations and acting selections.

Keywords: Administration For Competences. Managerial Development. Administration In the Leadership.

INTRODUÇÃO

A atuação das empresas do século XXI fundamenta-se num cenário competitivo, resultante de um mercado global cada vez mais exigente e instável que requer das empresas respostas rápidas e uma contínua capacidade de adaptação.

Para que as empresas consigam responder a essas exigências faz-se essencial a busca por inovações. Tal busca vem ao encontro das contemporâneas transformações sociais que vem ocorrendo nas relações humanas, dessa forma, é inevitável a adoção de novos mecanismos de gestão relacionados à área de pessoas.

Nestas condições, a área de Gestão de Pessoas assume a vanguarda das inovações, contribuindo decididamente para o sucesso de uma empresa, neste contexto, a sistemática da gestão por competências apresenta-se como uma das técnicas mais promissoras, potencialmente extravasando a área da Gestão de Pessoas e permeando todas as demais áreas e sistemas das empresas.

Esse conceito procura demonstrar que os indivíduos e as organizações possuem um elo de desenvolvimento contínuo e dinâmico, que são as competências, assim, as empresas buscam em seus funcionários o desenvolvimento de capacidade necessária para o exercício de suas funções e o alcance dos resultados, já os indivíduos buscam o aprimoramento profissional através de um processo de aprendizado contínuo e dinâmico.

Por oportuno, o interesse pelo assunto versado foi verificar a forma como essa temática vem sendo estudada por autores que têm interesse nessa matéria e ainda, demonstrar que esta pesquisa apresenta sua relevância na medida em que para a maioria dos autores consultados a gestão por competências pode ser definida como uma forma de direcionar a gestão empresarial para o mercado e para o cliente, voltada para a criação e desenvolvimento das competências organizacionais e individuais, ou seja, a gestão por competências apresenta-se como um importante sistema de informação estratégica, orientando as ações de desenvolvimento individuais e organizacionais.

Assim sendo, com o objetivo de identificar essas premissas, o presente artigo procurou demonstrar o que é a gestão por competências, como pode ser a sua implementação e a sua amplitude de utilização dentro dos vários processos/sistemas das empresas. Para tanto, foi realizada extensa pesquisa bibliográfica, sob o olhar de diversos autores da área de Administração e especificamente da área de Gestão de Pessoas, bem como, teve características de natureza descritiva com abordagem qualitativa.

1 O NASCIMENTO DO CONCEITO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Considerando o ritmo acelerado de crescimento da competitividade, as empresas sentiram a necessidade de evoluir e utilizar novas formas de gestão organizacional, entre os novos conceitos empresariais encontra-se a gestão por competências.

O primeiro a abordar esse tema foi David McClelland no início dos anos 70, onde ele afirmava que os testes tradicionais de conhecimento e inteligência aplicados nas seleções, além de não serem capazes de garantir o sucesso do candidato no trabalho e na vida, também favoreciam preconceitos contra minorias, mulheres e pessoas de nível socioeconômico inferior.

Com o passar do tempo, a gestão por competências se mostrou interessante para qualquer tipo de empresa. Quase que imediatamente a gestão por competências foi composta por alguns subsistemas, tais como: mapeamento e mensuração por competências, avaliação por competências, plano de desenvolvimento por competências, seleção por competências e remuneração por competências.

Para que possamos entender como funciona esse modelo de gestão é preciso primeiramente compreender o que são competências.

Conforme Le Bortef (1995), a competência não é um estado ou um conhecimento que se tem e nem é resultado de treinamento, a competência tem sua base em características do indivíduo e emerge no contexto profissional, na ação, é um saber agir responsável e reconhecido; implica em saber mobilizar, integrar e transferir recursos, conhecimentos e capacidades em diferentes contextos profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com